07 OUT 2013
Bandas da região tocam os corações dos conceicionenses

O 1º Encontro Regional de Bandas trouxe à Conceição do Mato Dentro tons de raízes, harmonizados com modernidade e executados com muito talento e paixão pela música. No repertório, temas de filme, MPB, pop rock, boleros e até clássicos do sertanejo e canções conhecidas em ritmo de axé ganharam outra roupagem. O batuque das percussões e a singularidade dos instrumentos de sopro deram requinte ao que não deixou de ser popular. Sem dúvidas, um evento que agradou a todos.

Seis bandas apresentaram cinco músicas cada, um formato que tornou o evento dinâmico, sem tirar o brilhantismo do momento e exaltando o talento de todos os artistas. Na ordem das apresentações, mostraram seus trabalhos a Corporação Musical Retreta Lira de Sato Antônio, de Tapera; Banda Lira Nossa Senhora do Carmo, de Carmésia; Sociedade Corporação Musical Banda Maria Imaculada, de Sabinópolis; Lira Musical São Sebastião, de Nova Serrana; Banda São Gonçalo do Rio das Pedras, de São Gonçalo; e Banda Santíssimo Sacramento, do Serro. A Corporação Musical Lyra da Paz, de Conceição do Mato Dentro, não se apresentou por motivos de saúde do maestro Eduardo Peixoto, mas os músicos estiveram presentes prestigiando o evento, sendo cumprimentados e homenageados pelos colegas.

O maestro Alphonsos Silveira, da banda de Tapera, considera o evento “uma importante confraternização que proporciona o crescimento das bandas, dando aos músicos a oportunidade de mostrar seu trabalho e também de ter um momento de autoavaliação”.

Para finalizar o evento, todas as bandas executaram juntas obras em dobrado, um ritmo brasileiro tipicamente tocado por bandas e que tem origem no “paso doble”, um estilo musical espanhol de compassos rápidos. A finalização emocionou o prefeito Reinaldo César de Lima Guimarães: “precisamos de mais momentos como esse. Simplesmente maravilhoso!”