04 OUT 2013
CONCEIÇÃO NA MÍDIA
Primeiro encontro regional de bandas é realizado em Conceição do Mato Dentro

A Anglo American, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Conceição do Mato Dentro, realizará, no próximo domingo, 6 de outubro, o primeiro encontro regional de bandas no município mineiro de Conceição do Mato Dentro. O objetivo da iniciativa é a valorização, resgate e difusão do patrimônio histórico e cultural da região, localizada a cerca de 160 km de Belo Horizonte.

O evento contará com a apresentação de 11 corporações musicais, no Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, a partir das 9h30. O repertório contará com dobrados e marchinhas de tradicionais bandas das localidades de Conceição do Mato Dentro, Sabinópolis, Serro, São Gonçalo, Nova Serrana, Carmésia com o apoio da Prefeitura Municipal, Couto de Magalhães, Congonhas do Norte, Datas, Tapera e Córregos.

“Essa iniciativa é muito importante para promover o resgate da história cultural ligada às bandas de Conceição do Mato Dentro e manter uma tradição secular. Além disso, a parceria reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável das comunidades anfitriãs onde atuamos”, ressalta Maurício Martins, gerente geral de Desenvolvimento Social da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American.

“O encontro tem como objetivo fomentar a cultura local e recuperar a memória das histórias das corporações musicais, valorizando nosso patrimônio imaterial e possibilitando que toda a comunidade possa participar”, enfatiza a Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico de Conceição do Mato Dentro, Júlia Santana.

A maioria das bandas que se apresentará no evento possui mais de 50 anos de existência, como a banda Santíssimo Sacramento, do município do Serro, criada em 1909 e composta por 29 músicos; e a tradicional Corporação Musical Lyra da Paz, de Conceição do Mato Dentro, formada em 1911, com 30 integrantes.

O primeiro encontro regional de bandas faz parte do Programa de Valorização, Fomento e Difusão Cultural da Anglo American, iniciado em abril de 2013 em Conceição do Mato Dentro e que representa um investimento de aproximadamente R$ 300 mil da empresa. Todas as ações do projeto são realizadas em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.

Fonte: Revista DeFato Online – Edição de 03/10/2013