A culinária típica de Conceição do Mato Dentro é baseada na culinária mineira, de maneira geral. Tendo como base a cebola, o alho e a pimenta do reino, observa-se uma grande variedade e criatividade nos pratos oferecidos.
Mas, é o pastel de angu – uma criação africana – a “cara” da cidade. E, de início uma contradição: “pastel promete lembranças no céu das nossas bocas; angu, pouco ou nada tem de sabor. Mas, pastel de angu tem seus encantos”. Em Conceição, segundo a história, a receita da senzala, sem tirar nem por, vem passando de geração em geração pela família Lima Generoso.
Contudo, outras famílias também aderiram à tradição e a iguaria pode ser facilmente encontrada em bares e restaurantes da cidade, sendo muito procurada pelos turistas. E, partindo da premissa de que o que é bom merece e deve ser divulgado, a gente deixa aqui a receita dessa delícia pra você. É de dar água na boca! Ou então venha pra Conceição, aqui você poderá saborear essa maravilha e aproveitar as inúmeras belezas naturais e históricas da nossa cidade.
Ferva ½ litro de água em uma panela. O outro ½ litro, bata no liquidificador com cebolinha, salsa, loro, cebola, sal, alho e pimenta a gosto. Depois de bem batido, vire 300 gramas de fubá no liquidificador e vire tudo na água fervendo, misturando bem para não empelotar. Tampe e deixe cozinhar por 1 hora. Misture o restante do fubá e mexa até ficar uma massa homogênea. Vire a massa numa gamela, umedeça um plástico, tampe a massa sem deixar entrar ar. Depois de frio, sove-se bem. Molhe a mão e vá moldando até a massa ficar bem fina. Recheio a gosto, apesar do original ser de carne moída.