20 AGO 2019
EDUCAÇÃO
MARCO NA EDUCAÇÃO CONCEICIONENSE: PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO PARA INÍCIO DAS ATIVIDADES DO POLO EDUCACIONAL À DISTÂNCIA DA UFV NA CIDADE

CMD, TERÇA-FEIRA 20.08.2019 – O sonho de oferecer ensino superior público em Conceição do Mato Dentro está se tornando realidade. Para materializar esse sonho, em um momento histórico, na tarde dessa sexta-feira (16/08) a Prefeitura Municipal assinou um convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da Fundação Arthur Bernardes, e a Anglo American para que comecem as atividades no Polo Educacional à Distância no município.

Compuseram a mesa de honra, o prefeito Zé Fernando, a vice-prefeita Ivete Otoni, a secretária municipal de Educação Juliana Rajão, o reitor da UFV professor Demetrius David da Silva, o professor de Engenharia Agrícola da UFV Francisco de Assis Pinto, o presidente da Câmara Municipal vereador Cláudio Alexandre Rodrigues de Oliveira, o ex-prefeito Dr. Reinaldo Guimarães, o coordenador de investimentos institucionais da Anglo American Roberto Guimarães e a vice-prefeita do Serro Guilhermina Simões.

Em um discurso carregado de emoção, o prefeito Zé Fernando disse que sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno. “Nós não temos o direito de sonhar pequeno, nós temos o dever de sonhar grande. Hoje é um dia histórico para Conceição do Mato Dentro, data em que inicia o ensino superior público na cidade. Nossa Conceição foi referência em educação no passo, agora é hora de resgatar essa tradição”, comemorou o prefeito.

Zé Fernando garantiu que em 2019 o Polo Educacional à Distância estará em pleno funcionamento. “Ano que vem vamos iniciar no primeiro degrau, mas nosso objetivo é subir essa escada e nos tornarmos o quarto campus da Universidade Federal de Viçosa. Podem ter certeza, vamos trabalhar muito para que isso aconteça”, vislumbrou Zé Fernando.

“O nosso sonho é também trazer os cursos superiores. A UFV tem o melhor curso de engenharia agrícola e ambiental do país e vamos batalhar para trazê-lo. Começamos do tamanho que deveríamos ser, iniciamos com os cursos à distância, mas queremos ampliar a oferta aos poucos com segurança e responsabilidade”, disse o prefeito.

A secretária Municipal de Educação lembra que a chegada da Universidade Federal de Viçosa é um compromisso da administração com a população. “É com alegria e satisfação que estamos aqui para honrar mais um compromisso com a comunidade conceicionense. Munidos de entusiasmo e propósito nos entregamos a mais um desafio e contamos com a colaboração de todos que realmente estão dispostos a construir um novo tempo para Conceição do Mato Dentro”, afirmou Juliana Rajão.

De acordo com o reitor da UFV professor Demetrius da Silva, a concretização da parceria somente foi possível devido ao comprometimento, forma de agir e seriedade do prefeito Zé Fernando. “Antes mesmo de me tornar reitor, nas primeiras conversas com o Zé Fernando, vi que o prefeito tinha um ideal, tinha verdadeiramente um sonho em nome da comunidade e percebi conteúdo em sua fala. Dessa forma, abracei a ideia. E assim que tomamos posse, nós fizemos com a maior seriedade possível toda a tramitação interna para que pudéssemos estar aqui no dia de hoje concretizando este sonho”, ressaltou o professor Demetrius.

“Não é uma cerimônia simbólica, a assinatura mostra que a partir de agora oficialmente a UFV está em Conceição do Mato Dentro. Aprovamos por unanimidade essa parceria e, por isso, temos uma tranquilidade muito grande de estarmos aqui para assinar esse convênio e darmos início aos trabalhos”, completou o reitor da UFV.

ATIVIDADES SE INICIAM NO 1º SEMESTRE DE 2020

Com sede própria, o Polo Educacional à Distância da Universidade Federal de Viçosa em Conceição do Mato Dentro que está localizado na MG-010, próximo ao Ministério, contará com os seguintes cursos a partir do 1º semestre de 2020:

– Técnico pós-médio em Administração, com duração de três semestres, com carga horária de 1.050 horas e o oferecimento de até 100 vagas;

– Pós-graduação lato sensu em Administração Pública Municipal, com duração de três semestres, com carga horária de 450 horas mais o TCC e o oferecimento de até 80 vagas;

– Educação continuada, com duração de 12 semanas, carga horária de 120 horas e o oferecimento de até 100 vagas. Inicialmente serão oferecidos dois cursos: Cooperativismo e Patrimônio.

As formas de ingresso serão divulgadas posteriormente. No entanto, para que o polo esteja em pleno funcionamento, é necessária a finalização da pavimentação de estrada que dá acesso ao local. As obras encontram-se em fase de terraplanagem.

ACESSE O ÁLBUM DE FOTOS COMPLETO NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK @PREFEITURACMD

PREFEITURA DE CMD