16 DEZ 2014
ASCAMATO aposta na venda do alumínio

A ASCAMATO – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Conceição do Mato Dentro tem apostado na venda do alumínio. Isso porque, através da parceira com a Prefeitura Municipal, os catadores estão sendo importantes agentes de limpeza nos dias de eventos na cidade, quando o consumo de bebidas enlatadas é bastante alto. Só no último dia 6, quando aconteceu o show de Alceu Valença, foram arrecadados 100 quilos de latinhas, o equivalente a 6.700 latinhas.

O alumínio é um dos materiais que dão mais retorno na indústria da reciclagem, isso porque seu valor residual é alto, mais nobre do que o de outros materiais reutilizáveis. Comparativamente, a sucata de latas de alumínio vale 33 vezes mais do que as de aço e 55 vezes mais que as garrafas de vidro.

Além do ganho financeiro, quem lucra também com a reciclagem das latinhas é a natureza. O processo de reciclagem do alumínio economiza 95% da energia que seria utilizada para a sua fabricação. E, se descartado inadequadamente, o alumínio demora cerca de 100 anos para se decompor.

No Brasil, o processo de reciclagem do alumínio envolve aproximadamente duas mil empresas. Em 2012, o país reciclou 508 mil toneladas do material, sendo que deste total, 267,1 mil toneladas eram de latas de bebidas.

Desde a produção da latinha na fábrica até a sua volta aos centros de reciclagem, o tempo é de dois meses.

Coleta Seletiva

Preste a completar nove meses, a coleta seletiva de lixo vem ganhando cada vez mais adeptos e superando sempre os números dos meses anteriores. Mesmo levando em conta apenas materiais comercializados, a ASCAMATO já contabiliza 73,5 toneladas de recicláveis vendidos. Só em novembro foram vendidas 20 toneladas e nas duas primeiras semanas de dezembro 13 toneladas já foram destinadas à indústria de reciclagem.

Recicle você também! Separe os materiais recicláveis – papel, plástico, vidro e metal – e deposite adequadamente para que a ASCAMATO faça a coleta.

O caminhão da coleta seletiva passa todas as quartas-feiras nos bairros Saudade, Centro, Rosário, Maranhão e Bandeirinhas a partir das 7h30. Há também um PEV – Posto de Coleta Voluntária na Praça Ubaldina, onde você pode colocar os materiais a qualquer dia e a qualquer hora.

Dúvidas e informações: 3868-2431 / meioambiente@cmd.mg.gov.br

Prefeitura e ASCAMATO fizeram uma campanha para fortalecer a coleta seletiva no dia 06 de dezembro, durante as comemorações dos 312 anos de Conceição