Em decorrência das comemorações pelos 200 anos da 1ª fundição de ferro em alto-forno no Brasil, o município de Morro do Pilar homenageou na última semana algumas personalidades ligadas à temática da fundição de ferro no Brasil. Entre estas, o prefeito Reinaldo César de Lima Guimarães recebeu a comenda Hermann Utsch.
Hermann Utsch marcou a história da fundição de ferro no país em 1820, quando, depois de um efêmero período de florescimento, a Fábrica Real do Pilar começou a entrar em decadência, pela falta de trabalhadores e oficiais competentes. Por conta disso, naquele ano D. João VI manda contratar mestres e peritos na metalurgia do ferro e nos serviços de alto-fornos para as fábricas do Brasil. Desses, foram destinados à Fábrica do Pilar dois fundidores prussianos em alto-forno, o mestre Hermann Utsch e um oficial, seu filho João Henrique Utsch.
Em 1824, a fábrica encerrou suas atividades, findando o sonho do Intendente Câmara, idealizador do projeto, mas suas arrojadas ideias serviram de motivação para o surgimento de inúmeras pequenas fábricas e forjarias na região. Prova disso é que os próprios Utsch’s, pai e filho, tendo seu contrato com o governo encerrado em 1830, resolvem permanecer no país, abrindo sua própria fundição. Adquiriram, então, um terreno junto à ponte do Sumidouro, a 7 km de Conceição do Mato Dentro.
Mais tarde, inúmeras outras pequenas fundições se espalhariam pela região, a maior parte delas situada entre Morro do Pilar e Conceição de Mato Dentro.
Para saber mais sobre a história da fundição de ferro em alto-forno e a Fábrica Real do Pilar, clique aqui.
A Prefeita de Morro do Pilar, Vilma Diniz, entrega a comenda a Reinaldinho
class=”aligncenter size-full wp-image-9084″ /> Da esq.: O prefeito de Conceição, Reinaldinho; a prefeita do Morro, Vilma Diniz; o presidente da Câmara de Morro do Pilar, Manoel de Matos; e o vice-prefeito do Morro, Bernardo Carvalho