22 SET 2014
Conceição do Mato Dentro supera meta do Ideb

Conceição do Mato Dentro superou a meta do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, alcançando a pontuação projetada para 2017. Com a média de 4.8, os alunos da 4ª série e do 5º ano da rede municipal de ensino tiveram um rendimento 0.5 a mais do que o esperado para 2013, superando ainda a meta de 2015, estimada em 4.5, e registrando o que estava previsto para dali quatro anos.

Para a Secretária Municipal de Educação, Juliana Rajão, “obter o resultado positivo no IDEB comprova que estamos no caminho certo em busca de uma educação de qualidade para o nosso município.” Confiante, a secretária já se prepara para os próximos passos, visando o progresso constante da educação municipal. “Estes dados certamente serão motivadores tanto para a Secretaria de Educação, no que se refere a novos investimentos, como também para os professores que, tendo seu trabalho reconhecido, com certeza continuarão se empenhando para melhorar ainda mais o resultado dos alunos para os próximos exames”, projetou.

Sobre o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. (retirado do site do Inep)