01 SET 2014
Igreja Matriz terá paredes e forro da capela-mor prontos em dezembro

Os trabalhos de restauração da Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro já completam um ano e meio. De camada em camada, grandes descobertas estão sendo feitas. Os trabalhos agora se concentram na complementação das tábuas e na reintegração das pinturas que compõem o cenário da capela-mor, que terá suas paredes e forro entregues no final do ano. No lugar da imagem do Espírito Santo, Nossa Senhora da Assunção recepcionará os fiéis de braços abertos.

Durante a remoção das tintas, descobriu-se que na capela-mor existiam três camadas de pintura, sendo a primeira a original. Nesta, Nossa Senhora da Assunção revela um trabalho barroco bastante expressivo, com formas e técnicas de profundidade bem aprimoradas. O que os conceicionenses podiam ver era uma figura do Espírito Santo que, por sua vez, já escondia uma segunda camada, onde estava estampada Nossa Senhora da Imaculada Conceição com suas mãos postas.

Para garantir que as peças sejam recuperadas respeitando sua originalidade, as técnicas de restauro exigem dos profissionais experiência e paciência. Uma tábua pequena leva em média uma semana para que suas camadas de tinta superficiais sejam removidas. E quando a pintura original é encontrada, começam outros trabalhos ainda mais minuciosos: de complementação e de reintegração.

A complementação é um trabalho na estrutura da peça que funciona como um quebra-cabeça, porém, com a criação das peças faltantes. E esses novos pedaços respeitam, inclusive, os recortes derivados da quebra ou corrosão da madeira. Já a reintegração diz respeito às pinturas. Onde os traços estão falhos, estes são reparados com precisão e destreza.

A restauração da Igreja Matriz é objeto de um convênio firmado entre a Paróquia e a Anglo American. O tempo total dos trabalhos é de quatro anos.

Igreja Matriz está sendo restaurada há um ano e meio

Complementação das peças

Tereza realiza trabalho de reintegração das figuras

Pintura original da parede direita da capela-mor