14 AGO 2014
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
3ª oficina comunitária é realizada no Barro Vermelho

Dando continuidade ao primeiro ciclo das oficinas comunitárias para revisão do Plano Diretor 2014, o terceiro encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (13) na Escola Municipal José Aniceto Costa, reunindo cidadãos dos bairros Aureliano Chaves, Jardim Bouganville, Barro Vermelho, Córrego Pereira e Alto do Baú. Debater o Plano Diretor é discutir em consenso os caminhos que serão tomados pelo município.

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento municipal que apresenta estratégias para os próximos 10 ou 20 anos. Mas é importante ressaltar que sua implantação é imediata, com graduação de prioridades. As questões emergenciais e problemas pré-existentes ocupam a tabela inicial do cronograma.

Para o secretário municipal de planejamento e desenvolvimento econômico, Ricardo Guerra, “não tem outra forma de alcançarmos uma vida melhor se não pensarmos lá na frente.” “Trazer o debate para a comunidade foi uma escolha por acreditar que não há ninguém melhor para falar de Conceição do que os seus próprios cidadãos”, disse ele ainda sobre o porquê de não limitar os trabalhos de revisão do Plano Diretor ao gabinete.

Cenário populacional

Os dados mais recentes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelam uma inversão no cenário populacional de Conceição do Mato Dentro num intervalo de 40 anos. Em 1970, a população da área urbana correspondia a 34% do total de habitantes, enquanto a área rural abrigava 66%. Já em 2010, a área urbana passa a ter 69% da população enquanto a área rural fica com apenas 31%.