15 AGO 2014
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Oficina do Plano Diretor revela dados interessantes

O primeiro ciclo das oficinas comunitárias para revisão do Plano Diretor, que está sendo realizado nos bairros da Sede e também nos distrito, está revelando para a população dados bastante interessantes quanto ao crescimento e desenvolvimento de Conceição do Mato Dentro. Na última noite, foi a vez dos residentes dos bairros Jardim Belvedere, Cuiabá, Bela Vista, Saudade e Vila Caetano conhecerem a necessidade de um planejamento bem feito para garantir um bom futuro a todos.

A discussão do Plano Diretor, levada aos cidadãos para deles extrair mais informações referentes à qualidade e estilos de vida, busca entender a direção para onde o município está caminhando. Com a colaboração de todos, fica mais fácil definir as ações que serão desenvolvidas em curto prazo, aquelas que devem ser estruturadas em médio prazo e também as que serão concretizadas em longo prazo. Com esse planejamento, o município fica preparado também para receber recursos dos governos Estadual e Federal.

E para perceber o atual cenário socioeconômico de Conceição do Mato Dentro, entender as mudanças e tentar prever o que acontecerá nos próximos anos, dados técnicos e estatísticos são cruzados às informações coletadas a partir dos testemunhos da sociedade. Dessa análise, tem-se como resultado o que é a realidade do território.

Os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2011 compara os instrumentos da economia conceicionense às do estado. E olha que interessante. Naquele ano a agropecuária representava para o município 20% das suas atividades enquanto Minas Gerais detinha só 9%. Se levado em consideração o setor industrial, Conceição do Mato Dentro mostrou um índice de 17% enquanto o estado 32%. E a prestação de serviços no município abrangia 63% enquanto Minas 58%.

Com esses dados se consegue entender porque nos últimos anos houve uma grande mudança do campo para cidade. Hoje a indústria vem alcançando os índices da agropecuária, aumentando as ofertas de serviço na área urbana. E isso gera também o aumento das prestações de serviços, indicando que Conceição está fortalecendo sua rede econômica e buscando sua independência com relação aos municípios vizinhos. Um cenário que merece total atenção por parte dos governantes e também dos cidadãos.

Como será administrada essa nova Conceição? O que deverá s ou não ser estimulado? É isso que o Plano Diretor vem discutir e é por isso que sua participação é fundamental.

Não deixe de participar da oficina comunitária no seu bairro ou distrito. Clique e confira o cronograma completo das oficinas.