VOCÊ SABIA QUE O MODO DE FAZER PASTEL DE ANGU É UM BEM CULTURAL IMATERIAL REGISTRADO PELO MUNICÍPIO?
CMD, QUINTA-FEIRA-FEIRA 04.07.2024 – Você já ouviu falar do famoso Pastel de Angu de Conceição do Mato Dentro? Já saboreou essa deliciosa iguaria?
O modo de fazer o Pastel de Angu foi identificado como uma referência significativa num conjunto de expressões tradicionais da cultura conceicionense, contribuindo para a formação do patrimônio e da identidade cultural local.
Sendo uma tradição culinária da população escravizada cuja origem é imprecisa, de tão antiga, o modo de fazer o Pastel de Angu é reconhecido por sua relevância afetiva, social e cultural em Conceição do Mato Dentro.
Reconhecendo o seu valor em 2019, o tradicional Modo de Fazer Pastel de Angu passou por processo de registro inscrito na categoria "Saberes" se tornando um Bem Cultural Imaterial no município.
O processo de recriação do Modo de Fazer o Pastel de Angu ocorre de maneira contínua, especialmente com a difusão da chamada “gastronomia de boteco”, amplamente difundida no território do Estado de Minas Gerais. Tendo como ingrediente base o milho, elemento culinário que remonta tanto à ancestralidade dos povos originários quanto dos afrodiaspóricos, o Pastel de Angu vai além de mero “tira-gosto”, carregando consigo aspectos simbólicos da resistência desviante frente ao processo colonizador vivenciado no Brasil.
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO
Fonte: Cultura
Autor: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro
Local: Conceição do Mato Dentro