11 ABR 2024
CULTURA
VEM AÍ A PRÉ ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO “JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA, O MAIOR MINEIRO DO MUNDO”: CONHEÇA A BIOGRAFIA DO ILUSTRE CONCEICIONENSE

CMD, QUINTA-FEIRA 11.04.2024 – Com data marcada para o dia 19 de abril, a pré-estreia do documentário: “José Aparecido de Oliveira, o maior mineiro do mundo” está chegando e convidamos a todos a conhecer um pouco da biografia do conceicionense. José Aparecido de Oliveira, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, distrito de Conceição do Mato Dentro, no dia 17 de fevereiro de 1929.

Jornalista, Deputado, Secretário de Estado, Ministro de Estado, Governador e Embaixador, José Aparecido conviveu com as maiores autoridades e personalidades do meio político, empresarial e cultural do Brasil e do mundo.

Precoce, aos 32 anos de idade, José Aparecido já era Ministro-Secretário da Presidência da República no governo de Jânio Quadros. No governo estadual de Tancredo Neves, criou a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, articulou a criação do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, e foi o primeiro a ocupar o Ministério da Cultura no governo Sarney. Como Governador do Distrito Federal, restabeleceu o projeto original de Brasília e com empenho pessoal viabilizou a outorga de cidade Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Na cultura, José Aparecido, que tinha entre seus grandes amigos o poeta Ferreira Gullar e o cartunista Ziraldo, deixou sua marca ao articular e ajudar a fundar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) instituição fundamental para o estreitamento das relações políticas, administrativas e culturais dos países lusófonos. Em Lisboa, durante o período como embaixador, o mineiro dedicou-se à unificação ortográfica da língua portuguesa, num projeto que envolveu, além de Brasil e Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

José Aparecido de Oliveira morreu no dia 19 de outubro de 2007, aos 78 anos.

Na oportunidade, convidamos a todos para a pré-estreia do documentário: “José Aparecido de Oliveira, o maior mineiro do mundo”, documentário que narra a trajetória do conceicionense José Aparecido de Oliveira, que conviveu com as maiores autoridades e personalidades do meio político, empresarial e cultural do Brasil e do mundo.

Dia 19 de abril de 2024 (sexta-feira), às 20h, no Adro/Largo da Igreja do Rosário, Conceição do Mato Dentro. Você é nosso convidado especial, participe!

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: Cultura