19 MAR 2024
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
DESENVOLVIMENTO RURAL
PRODUTORES DE QUEIJO MINAS ARTESANAL DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO RECEBEM SELO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PARA VENDA EM TODO BRASIL

CMD, TERÇA-FEIRA 19.03.2024 - Produtores de Queijo Minas Artesanal de Conceição do Mato Dentro, que tiveram seus queijos registrados pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, intermédio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e assistência Técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), obtiveram a importante conquista do Selo “Queijo Artesanal”, possibilitando-os o direito de comercializar legalmente seus queijos em todo território nacional. Os quatro produtores de Conceição do Mato Dentro se somam ao seleto grupo onze outros produtores de todo o Brasil que possuem a certificação de “Queijo Artesanal”.

Segundo o Ministério da Agricultura: “os selos de identificação Artesanal, selo ARTE e selo Queijo Artesanal, são certificados que asseguram que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, de valorização ou vinculação territorial, regionais ou culturais. Por intermédio da certificação, assegura-se que o produto atestado possui propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, com modo de fabricação artesanal próprio de determinada região, tradição ou cultura e que adota as Boas Práticas Agropecuárias e as Boas Práticas de Fabricação”, informou em publicação oficial.

“No caso do selo Queijo Artesanal, os produtores também precisam seguir os protocolos de elaboração específicos para cada tipo e variedade de queijo, os Estabelecimentos Rurais Produtores de Leite para Elaboração de Queijos Artesanais e as Queijarias Produtoras de Queijos Artesanais precisam comprovar que seguem alguns requisitos para que sejam reconhecidos e possam solicitar o selo Queijo Artesanal. Para produtores de queijos artesanais a partir de leite cru, além de seguir as exigências acima, precisam possuir certificado de livre ou controle de brucelose e tuberculose, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT)”.

Estes produtores são Alderina Goulart dos Santos (Queijo Alda Real - Tapera), Luciano Miguel de Barros (Queijo Canta Galo - Córregos), Marco Antônio Guarino Tanure (Queijo Serra da Ferrugem - Tapera) e Adelcio Barbosa da Silva Junior (Queijo D´vida) - Tapera).

Esta conquista se dá em parceria da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro em convênio com o Governo do Estado de Minas Gerais através da EMATER-MG que desenvolve e acompanha os projetos, antes, durante e após o registro, condicionando este avanço no setor rural do município.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) tem como objetivo gerar renda, desenvolver o comércio local, apoiar a cultura e os produtores, levando a identidade rural dos sabores conceicionense a todo o país!

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro