16 DEZ 2013
Professores fecham a primeira etapa de capacitação

O projeto “O letramento como fundamento da prática pedagógica”, que está sendo desenvolvido com os professores da rede municipal, teve seu primeiro módulo completado no último sábado. Após quatro encontros com os mestres Daniel Neri e Vera Lopes, os profissionais da educação já se encontram aptos a identificar as técnicas de leitura, tornando-se melhores leitores e, consequentemente, melhores formadores de novos leitores.

No primeiro módulo os professores voltaram a serem alunos para reaprender a ler e entender além do óbvio. Parece coisa de iniciante, mas não é. O reconhecimento dos personagens, as mensagens nas entrelinhas e os links com a realidade são percepções que exigem didática linguística aliada à didática do ser humano. O que segundo a mestre Vera Lopes “é a união da consciência científica com a consciência pedagógica. Quando as intenções da emissão das mensagens passam a ser refletidas e não apenas aceitas.”

Para Patrícia Queiroz, professora dos distritos de Itacolomi e Meloso, “é uma experiência intensa. Colocar-se no lugar dos alunos nos ensina a respeitar mais as dificuldades deles e nos incentiva a trabalhar com mais carinho e atenção”. Perguntada se é preocupante constatar que não se sabe tudo, ela disse que não, mas afirmou ser mais uma prova de que a necessidade de se reciclar deve ser assumida e realizada constantemente.

“O que antes parecia não merecer tanta atenção, agora se revelam grandes ferramentas de trabalho”, disse a professora de Capitão Felizardo, Yara Brandão. Para ela, o principal aprendizado se faz pela compreensão da dificuldade alheia. “Não há como negar que se aprender muito mais estando do outro lado”.

O projeto é composto de três módulos, cada um com um tema diferente. Os outros dois módulos serão realizados no decorrer do ano letivo de 2014.