26 SET 2022
EDUCAÇÃO
MARCO NA EDUCAÇÃO: PREFEITURA INAUGURA POLO EDUCACIONAL COM INÍCIO DAS AULAS E HOMENAGENS À PROFESSORA ZINAH GUERRA

CMD, SEGUNDA-FEIRA 26.09.2022 – Em Conceição do Mato Dentro trabalhamos para que a nossa educação seja referência em educação de excelência. Com essa premissa, no último sábado (24/09), a Prefeitura Municipal inaugurou o Polo Educacional Professora Zinah Costa Guerra, conquista tão sonhada e esperada pelos conceicionenses, que agora comemoram essa nova realidade.

A inauguração marcou também o início das aulas do curso de curta duração em Cooperativismo, com o primeiro encontro presencial. Além disso, o Polo oferta pós-graduação Latu Sensu em Administração Pública, ambos em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e tem a previsão de pelo menos mais três cursos pela mesma instituição.

O Polo foi concluído com aporte da Anglo American e contará além de cursos de pós-graduação e educação continuada por meio do convênio com a UFV, com cursos técnicos em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE), juntamente com o Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI), e, graduação, em breve, em parceria que será firmada com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.

O Polo Educacional foi entregue em cerimônia marcada por muita emoção e contou com a presença do prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira (Zé Fernando), da vice-prefeita Ivete Otoni, da secretária Municipal de Educação Juliana Rajão, do presidente da Câmara Municipal Wander Rosa e demais vereadores e do ex-prefeito de Conceição do Mato Dentro Reinaldo Guimarães.

E, ainda, do diretor da coordenadoria de educação aberta e à distância da Universidade Federal de Viçosa professor Francisco de Assis de Carvalho, do coordenador de curso de curta duração em Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa professor Gustavo Bastos Braga, da família da professora Zinah Costa Guerra que receberam a Lei Municipal que dá nome ao prédio e participaram das homenagens, de secretários e servidores municipais e da população.

Além das homenagens, teve também apresentação da Banda Lyra da Paz, guiada pelo maestro Sr. Eduardo Peixoto, emocionando os presentes.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE ZINAH GUERRA

Zinah Costa Guerra nasceu em Conceição do Mato Dentro em 13 de abril de 1939. Estudou no Grupo Escolar Daniel de Carvalho, no Colégio São Joaquim e na Universidade Católica de Minas Gerais. Antes mesmo de terminar o curso de formação de professores, começou a dar aulas de Português para reforçar a aprendizagem de alunos com dificuldade nessa disciplina, por indicação de sua professora. Depois de concluir os estudos, deu aulas no Grupo Escolar Daniel de Carvalho, onde também exerceu o cargo de Diretora. No Colégio São Joaquim lecionou Língua Portuguesa da 5ª a 8ª série.

Durante toda a sua vida, soube unir ternura e energia, alegria e seriedade, entusiasmo e disciplina, leveza e responsabilidade, carinho e exigência, dedicação e reciprocidade, juventude e maturidade. Seu amor incondicional à educação e, especialmente aos alunos fez com que recebesse vários prêmios, troféus e homenagens.

Aposentou-se, profissionalmente, por tempo de serviço à educação pelo Estado de Minas Gerais, mas jamais abriu mão do magistério, continuando a ensinar, educar e edificar a todos que conviveram com ela, principalmente na sua difícil doença, que lhe roubava o ar, mas nunca diminuiu sua garra, alegria e vontade de viver. Ela nos deixou em 29 de setembro de 2011, mas sua alma guerreira e saltitante permanecerá eternamente na memória do coração conceicionense.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO