10 MAI 2022
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
1ª REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO (REPAC) DO CENSO DE 2022

CMD, TERÇA-FEIRA 10.05.2022 – A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro participou, no dia 27 de abril, de uma reunião do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no auditório da Câmara Municipal.

A 1ª REPAC – Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, foi coordenada por Delmir Silva Reis, chefe da Agência do IBGE de Diamantina e Ariadna Costa Trindade, coordenadora do Censo na Subárea de Conceição do Mato Dentro e contou com a presença da vice-prefeita Ivete Otoni, da chefe do gabinete Maria de Lourdes Simões, do gerente do Sesi-Senai Diego Martins e de alguns secretários municipais e vereadores.

O objetivo da reunião foi informar que o Posto de Coleta já está funcionando nas instalações cedidas pelo Sesi-Senai, também foi apresentado o projeto e a estrutura do Censo 2022 na subárea de Conceição que engloba, além do município sede, as cidades de Dom Joaquim, Congonhas do Norte, Morro do Pilar e Santana do Riacho. O IBGE está aguardando o resultado do Processo Seletivo, realizado no início de abril, para contratação de um Agente Censitário Municipal, um Agente Censitário de Administração e Informática, três supervisores e quinze recenseadores que vão percorrer 62 setores censitários nas áreas urbanas e rurais do município de Conceição do Mato Dentro.

Delmir Reis, chefe da Agência do IBGE de Diamantina, salientou a importância da parceria do executivo e legislativo municipais, escolas e comunidade na divulgação do Censo em meios de comunicação, redes sociais e também de forma presencial. “O Censo ocorre em todos os países nos anos zero, para efeito de comparabilidade mundial, em 2020 não aconteceu por causa da pandemia e, em 2021, devido a restrições orçamentárias por parte do Governo Federal.” declarou ele.

Na coleta das informações, os recenseadores vão utilizar um computador de mão: DMC (Dispositivo Móvel de Coleta). O equipamento vai registrar, armazenar e transmitir os dados coletados para o Banco de Dados do IBGE de qualquer lugar onde houver uma conexão com a internet. Também permite mais agilidade e qualidade, nos setores rurais facilita a localização de domicílios coletados no censo anterior, favorece a crítica e acompanhamento por parte dos supervisores.

O treinamento dos supervisores e recenseadores vai acontecer em julho. Já a coleta será iniciada a partir de 1º de agosto, com previsão de término em três meses. A data de referência é a noite de 31 de julho para 1º de agosto. Quem nascer após essa data não será recenseado no Censo 2022.

Outro tema debatido na reunião foi o crescimento populacional do município devido a implantação do projeto minerário, que ocorreu após o Censo de 2010. Delmir enfatizou que “não se deve gerar uma expectativa de um grande aumento da população, pois os conceitos de morador do IBGE são bem claros para definir onde a pessoa é moradora e quando ela tem residência em mais de um município. Também ocorreu a migração dentro do próprio município com moradores saindo das áreas rurais para a sede urbana. Durante o treinamento esses conceitos serão bem explicados para evitar omissão e inclusão indevida de moradores.” finalizou ele.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO