CMD, SEXTA-FEIRA 19.10.2021 – “Quem me dera ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante...” (Renato Russo). A importância do conceicionense não está no saldo da sua conta bancária, na quantidade de propriedades que possui ou no sobrenome que carrega. Conceicionense importante é aquele de coração puro, que sorri e cumprimenta com a todos, que acolhe e abriga e, principalmente, que ama a terra que vive. Temos vários exemplos de importância, mas hoje a homenagem no quadro Personalidade de Conceição, será para o Sr. Toureiro, esse homem ilustríssimo e muito honrado.
Geraldo Júlio de Lima, conhecido como Seu Toureiro, nasceu no dia 10 de abril de 1926, em Conceição do Mato Dentro. “Meu pai se chamava Inércio Júlio Vieira e minha mãe Francisca Ferreira da Costa. Só tive uma irmã, a Maria Júlia que tinha o apelido de Zizinha. Sempre vivi por aqui, no bairro Santana”, recordou acrescentando que na infância não tinha tempo para brincadeiras, o foco era voltado para o trabalho. “Lembro que saía bem cedo de casa para buscar lenha com meu pai, gostava de ir porque antes corria na venda e comprava fubá e queijo para fazer o famoso fubá cozido, depois de comer bastante, animava a ir com meu pai”.
Morar na capital já foi o sonho de muitos jovens do interior, pelo menos era do Seu Toureiro e podemos garantir. “Quando moço resolvi tentar a sorte na cidade grande, em Belo Horizonte, fui servente de pedreiro, trabalhava muito pesado na época. Tempos difíceis, mas consegui vencer. Aos poucos, a saudade foi batendo e retornei para a terra onde nasci, em Conceição do Mato Dentro aprendi muito com a vida”, detalhou.
Há quem diga que ele é um solteirão convicto, no entanto, a história é diferente. “É verdade que eu nunca me casei, mas conheci uma mulher com o nome de Tereza com quem juntei os panos. Deus resolveu levar a Tereza muito cedo, com o falecimento dela eu resolvi não arrumar mais ninguém”, contou Toureiro. Mesmo sozinho, ele diz ser feliz: “aprendi a consertar televisão, ferro elétrico, chuveiro e muitas outras coisas”.
“Gosto de morar aqui no bairro e contar ‘causos’ com meus amigos (risos). Fico escutando mentiras, mas é muito bom viver no Santana. Também gosto muito da igreja daqui, é importante para mim. Olha como é bom, vejo a cidade toda e me sinto feliz”, explicou o seu amor por Conceição.
Apesar de ser independente, Seu Toureiro prefere passar bem longe da cozinha. “Não faço comida em casa, tenho uma sobrinha que todos os dias traz comida para mim, é a Helena. É muito boa comigo, rezo a Deus todos os dias para ela”, sorriu e completou que a comida da Helena é muito saborosa.
“Com a idade que tenho, acho que sou uma pessoa forte, faço leituras, assisto meus jogos na televisão, faço caminhadas... Enfim, Deus me ajudou muito em minha trajetória de vida. Serei sempre grato a Ele”, finalizou nosso personagem.
Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ao Seu Toureiro, esse senhor de 95 anos que é um dos ícones do bairro Santana e merece toda a nossa admiração e respeito.
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Local: CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO