12 NOV 2013
Leitura além dos livros: ferramenta eficaz na educação contemporânea

Os professores da rede municipal começaram, no último sábado, a participar do projeto “O letramento como fundamento da prática pedagógica”, um circuito de capacitação e reciclagem. O objetivo geral do projeto é auxiliar o professor, através da leitura de mundo, a entender as mudanças sociais, adaptar-se aos novos aspectos educacionais e formar bons leitores, os quais saberão ler quaisquer gêneros textuais, do manual de instrução à literatura.

Composto de três módulos que somam 120 horas, o projeto é divido em 12 encontros, cada qual com um tema norteador. Neste primeiro encontro, os professores debateram conceitos em torno do ensinar e do aprender, com encaminhamento da discussão para a aplicação da leitura para novas práticas em sala de aula, o que deve acontecer não somente no ensino da língua portuguesa, mas nos textos e enunciados das demais disciplinas. A leitura é, então, considerada a base de todos os conhecimentos, o que fundamenta a relação entre letras e números; teórico e prático.

Segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Rajão, a didática proposta pelos professores do curso é também estratégia para ensinar como devem se dar as metodologias em sala de aula, o que implica a percepção do dinamismo do ensino e provoca mais reflexões nos alunos, deixando-os mais envolvidos até mesmo com as matérias nas quais eles encontram mais dificuldades. “Um professor leitor, é um melhor formador de leitores. E um melhor leitor aprende mais”, disse ele.

O projeto está sendo ministrado pelos professores Daniel Neri, Físico e Mestre em História da Ciência, e Vera Lopes, formada em Letras, com Mestrado em Literaturas de Expressão Portuguesa, ambos com práticas de ensino em habilidades de leitura. Essa colaboração entre profissionais de mesmo campo – professores atuando junto a professores – auxilia, na vivência da sala de aula, os participantes do curso a fazerem uma releitura do material didático, fomentando a crítica e indicando ferramentas para a produção e aplicação de novos materiais em sala de aula. Segundo eles, o principal objetivo do projeto é construir a ideia de que o professor pode ir além e não ser apenas um “dador de aula”, mas um fiel representante da educação.