13 OUT 2021
CONCEIÇÃO NA MÍDIA
FOLIO: CONCEIÇÃO MARCARÁ PRESENÇA EM FESTIVAL LITERÁRIO DE ÓBIDOS EM PORTUGAL
CMD, QUINTA-FEIRA 13.10.2021 – Conceição do Mato Dentro, terra do saudoso Embaixador da Língua Portuguesa, José Aparecido de Oliveira, segue se destacando com ações que fomentam, em muitos contextos, a educação na rede municipal e a língua portuguesa. Um dos frutos colhidos será a participação do município no Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO) para discussão e apresentação do livro “Escolas que se abraçam”, um projeto de colaboração que envolve estudantes do Brasil e de Portugal. O evento acontece entre os dias 14 e 24 de outubro, no entanto, a participação da secretária Municipal de Educação Juliana Rajão e dos escritores do livro: José Santos e Selma Maria será no próximo domingo (17/10), às 11h, com transmissão ao vivo em nosso canal do Youtube (Prefeitura Conceição do Mato Dentro).

O Festival Internacional de Literatura de Óbidos teve a sua primeira edição em 2015 e tornou-se um dos principais eventos de referência na área da literatura em Portugal. Durante os 11 dias de programação diversificada trabalha cinco temáticas de conhecimento: Folio Autores, Folio Educa, Folia e Folio Ilustra, incluindo exposições, concertos, masterclasses, lançamentos de livros, cursos de literatura, conferências, seminários, performances, tertúlias e mesas de autores, ciclos de cinema, entre muitas outras atividades.

ESCOLAS QUE SE ABRAÇAM

Após o sucesso do projeto “Cartas de Lá e de Cá”, que consistiu em um intercâmbio cultural entre estudantes e educadores do município de Conceição do Mato Dentro e Óbidos em Portugal, com trocas de cartas manuscritas que resultaram em um livro, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro se prepara para lançar “Escolas que se Abraçam”. O projeto estabeleceu o “diálogo virtual” entre as escolas sete escolas municipais de Conceição, assim como escolas de cidades portuguesas como Angra do Heroísmo, Braga, Campo Maior, Lagos, Óbidos e Póvoa de Varzim.

O primeiro intercâmbio (Cartas de Lá e de Cá) teve como tema central a apresentação dos municípios, das escolas, dos costumes, da gastronomia, entre outros aspetos culturais. Agora, o trabalho (Escolas que se Abraçam) tem como linha as crianças, as escolas e a PANDEMIA da COVID-19.

Não perca a participação de Conceição no Folio, será no domingo (17/10), às 11h, com transmissão em nosso canal do Youtube!

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO