Tradição no calendário do município, o dia de São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro, é feriado municipal. Essa data tem sido comemorada intensamente nos últimos anos, com novena, procissão, bandas musicais e leilões. As festividades aconteciam na Igreja do Rosário e atualmente no Santuário do Bom Jesus onde fica exposta a imagem do santo.
Neste dia, não há expediente no setor público administrativo, funcionando apenas os serviços de urgência e emergência da saúde na UPA e Hospital Imaculada Conceição; também não há atividade bancária e no comércio local. Um dia para celebração, reafirmação da fé e diversão com a festa dedicada ao Santo que é o mais festeiro de Minas Gerais, segundo a crença o santo é protetor da pecuária, daí sua forte tradição na zona rural. Por isso, em Conceição do Mato Dentro os produtores, fazendeiros ou sitiantes, sempre oferecem animais vivos para os leilões e a renda é revertida para obras sociais da igreja católica.
O evento, que acontece no dia 20 de janeiro, contava com apresentações de grupos folclóricos, bandas musicais, fogos de artifício e leilão de gado.
Neste ano, porém, a igreja está realizando a novena de São Sebastião de forma virtual devido à pandemia da Covid-19.
SOBRE SÃO SEBASTIÃO
Sebastião foi um mártir, um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.
Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte.
Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado a 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o e sepultou-o nas catacumbas.