19 JAN 2021
SAÚDE
MOMENTO HISTÓRICO: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO INICIA PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

CMD, TERÇA-FEIRA 19.01.2021 – A dose de esperança que o (a) conceicionense esperava acaba de chegar no município. A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro recebeu na tarde desta terça-feira (19/01), do Governo do Estado de Minas Gerais, na Unidade Regional de Saúde de Diamantina (URS), as 95 primeiras doses da vacina CoronaVac, que vieram escoltadas pela Polícia Militar (PM). O Plano Municipal de Vacinação contra o coronavírus começou na UPA Drº Juvêncio Guimarães, atendendo prioritariamente aos profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia no município.

O início da distribuição das doses de CoronaVac no coração de Minas Gerais aconteceu em clima de muita emoção e aplausos e foi acompanhado pelo prefeito Zé Fernando, a vice-prefeita Ivete Otoni, o secretário-adjunto Municipal de Saúde Geraldo Minelli, a Coordenadora da Vigilância em saúde Jane Klein e a referência técnica Ana Laura Rodrigues.

Os primeiros cidadãos a receberem a vacina em Conceição do Mato Dentro foram a técnica de enfermagem do município Ana Gabriela dos Santos, a enfermeira Thaiza Rafaela Dias de Moura, o médico Drº Cristiano Martins Quintão, o médico da Ala Covid Drº José Hélio Pimentel, a recepcionista Maria de Fátima dos Santos e o vigia Renato Angelo de Souza.

ENTENDA O PLANO DE VACINAÇÃO EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

O Estado de Minas Gerais recebeu do Governo Federal pelo Programa Brasil Imunizado, neste primeiro momento, 561 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan para dividir entre os municípios. O primeiro lote de 95 doses destinado à Conceição do Mato Dentro será para imunizar os profissionais que atuam diretamente no tratamento da covid-19, conforme protocolo da Secretaria de Estado de Saúde.

Ainda dentro da primeira fase, se incluem pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas (Instituições de Longa Permanência para Idosos), pessoas institucionalizadas maiores de 18 anos, portadoras de deficiência e população indígena que vive em território indígena.

Portanto, neste primeiro momento, nenhum cidadão (a) deverá procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Sala de Imunização, Espaço Saúde ou o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO) em busca da vacina CoronaVac.

O Governo do Estado ainda não anunciou a data que chegará a próxima remessa no município, no entanto, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro se compromete a continuar cobrando e a informar com transparência os passos que serão dados em relação ao Plano Municipal de Vacinação contra o coronavírus.

PREFEITURA DE CMD