CMD, QUINTA-FEIRA 13.08.2020 – Mais um patrimônio do município restaurado. Trata-se do forro da capela-mor da Igreja de Santo Antônio, no Distrito de Santo Antônio do Norte – Tapera. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), em 1985, será entregue à comunidade na próxima semana. A autoria da pintura é de origem desconhecida, mas filia-se pelo estilo à escola do guarda-mor José Soares de Araújo.
A primeira etapa dos elementos artístico da igreja foi concluída (forro do altar-mor) e um novo processo para a restauração das parietais, altares colaterais, arco-cruzeiro e altar-mor já estão sendo planejados.
A referida obra foi iniciada em maio de 2019 e concluída este mês, agosto de 2020. A empresa licitada para o restauro do forro da Igreja foi a Empresa Cantaria Conservação e Restauro.
CONHEÇA A HISTÓRIA!
O Distrito de Santo Antônio do Norte, conhecido como Tapera, remota ao século XVIII e seus primeiros habitantes se empregavam na mineração do ouro, cuja exploração se fazia no leito do Rio Santo Antônio e seus pequenos afluentes ou nas encostas dos morros vizinhos.
Esgotados os veios de metal precioso, os moradores passaram por muito tempo a dedicar-se à fabricação de tecidos e chapéus de algodão como alternativa de sobrevivência econômica, pois o solo não se prestava ali a uma atividade agrícola em condições rentáveis. Os produtos de algodão, inclusive colchas, lençóis e toalhas em desenhos coloridos, tinham uma grande aceitação, chegando a ser exportados para o Rio de Janeiro.
Situada em um grande vale, limitado por colinas, recobertas por mata virgem e gramíneas, o lugar
Lugar bucólico e de gente feliz. Quando tudo isso passar, visite Tapera….
Portanto, era necessário realizar o restauro do forro da igreja, visando assim a sua recuperação para pleno uso e, consequentemente, transmissão do bem cultural às futuras gerações.
PREFEITURA DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO