12 JUL 2019
PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Para capacitar gestores, servidores e membros dos conselhos gestores de todas as unidades de conservação situadas no município, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana realizou, entre os dias 8 e 10 de julho, o curso “Criação e gestão de Unidades de Conservação Urbanas: aspectos conceituais, legais e práticos”, no Plenário da Câmara Municipal.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Filipe Gaeta, atualmente existem 04 unidades de proteção integral situadas no território de Conceição, sendo três parques e um monumento natural. “Estamos ainda em fase de estudos para implantação de uma futura unidade, englobando a cachoeira de Três Barras, visando proteger e resguardar esse importante atrativo natural. Portanto, para criar e implantar unidades de conservação e fazer com que a cidade e as áreas naturais protegidas sejam bons vizinhos na caminhada em direção à sustentabilidade, é imprescindível, dentre outros aspectos, capacitar todas as pessoas envolvidas com o tema”.

Ministrado pelo arquiteto urbanista Miguel Von Beher, que também é mestre em Planejamento Urbano e Regional e analista ambiental aposentado do Ministério do Meio Ambiente, o curso ressaltou a importância estratégica das UC urbanas, tanto pelos serviços ecossistêmicos que prestam como proteção dos recursos hídricos e biodiversidade, como espaço para uma população cada vez mais carente de lazer, recreação e contemplação da natureza. “Essas áreas protegidas apresentam alto potencial para o desenvolvimento do turismo e agricultura sustentável no seu entorno gerando emprego e renda para a população dos municípios vizinhos”, disse Miguel Von Beher.

Além das aulas expositivas, o treinamento contou com palestrantes convidados e uma visita de campo ao Parque Natural Municipal Salão de Pedras. ”A visita teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento da capacidade de observação crítica dos alunos, referentes aos temas que foram discutidas durante o curso”, acrescentou o secretário Filipe.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração