15 JUL 2019
DEFESA CIVIL
DEFESA CIVIL REALIZA SIMULADO DE EMERGÊNCIA DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CMD, SEGUNDA-FEIRA 15.07.2019 – As Defesas Civis Municipais de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas realizaram, em conjunto, no sábado (06/07), o segundo simulado de rompimento de barragem de rejeitos da Anglo American. A operação contou com o apoio das prefeituras dos dois municípios, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Saúde, Turismo e Infraestrutura e Transportes. Além disso, houve também a presença de membros da Defesa Civil Estadual.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de CMD, Marco Antônio Firmino, a iniciativa segue determinação da Lei Federal 12.608/12 e teve como objetivo treinar os colaboradores da empresa e os moradores das comunidades que vivem próximos à barragem para o caso de situações de emergência. Por orientação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o simulado foi acompanhado por uma consultoria independente – o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Firmino explicou que o simulado teve início às 11h, com o toque das sirenes de alerta da barragem, além de avisos que duraram 30 minutos. “O Plano de Ação de Emergência para barragem mapeou oito pontos de encontro nas comunidades e dois na área operacional. A rodovia MG-010 foi bloqueada em dois pontos próximos às operações da empresa por 25 minutos. Ao todo, 243 pessoas participaram, sendo 129 da comunidade e 114 na área operacional”, disse o coordenador.

Depois dos toques das sirenes, conforme ressaltou Marco Antônio, as pessoas foram encaminhadas aos pontos de encontro. “Lá, foram recebidas por profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal e Estadual, além das prefeituras locais. Também contamos com o apoio da Anglo American, conforme prevê a Lei Federal 12.334/10”, finalizou o coordenador da Defesa civil de CMD.

Fonte: Administração