23 OUT 2018
GUARDAS DE CMD RECEBEM CERTIFICAÇÃO DE AGENTE CULTURAL PATRIMONIAL

Quinze guardas patrimoniais de Conceição do Mato Dentro receberam a Certificação de Agente Cultural/Patrimonial , na sexta-feira, dia 19 de outubro. A atividade integra a primeira etapa do Programa de Educação Patrimonial “PorDentro do Patrimônio” e buscou possibilitar aos guardas patrimoniais conhecimento formal sobre a história da cidade de Conceição do Mato Dentro. “Por meio de ações de educação patrimonial queremos aguçar nos guardas um novo olhar em relação à cidade, não só como cidadãos, mas como agentes culturais. A partir deste curso, os guardas poderão contribuir como agente educador cultural patrimonial, transmitindo informações a quem for necessário”, diz a justificativa do programa.A atividade foi dividida em duas etapas. Na parte da manhã, logo após a abertura pela secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages, foram realizadas as atividades teóricas com a palestra “Descubra o Nosso Patrimônio”, com a historiadora Samila Queiroz, e a “Cartografia Afetiva Cultural”, com a diretora de Patrimônio, Diva Lúcia Tadeu da Cunha.

Na parte da tarde, foi realizada a “Visita Guiada” pelo Centro Histórico de Conceição do Mato Dentro, coordenada por Silvana Lages e Samila Queiroz. Foram visitados os seguintes locais: Capela de Santana, Éden Clube, rua Modesto Justino de Oliveira (alameda da Santana), Pirulito, praça Ubaldina, praça do Maranhão, Igreja Matriz, Paço Municipal, Casa da Cultura, Biblioteca, Colégio São Joaquim, Chafariz da praça Dom Joaquim, Escola Estadual Daniel de Carvalho, Casa de Câmara e Cadeia, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Mercado Municipal Maurílio Lages. Em cada local, foi feita a apresentação do ponto visitado, sua história e características e, principalmente, sua importância para Conceição do Mato Dentro. “Nosso ponto de partida foi ensinar aos guardas o que é patrimônio”, disse Silvana. O encerramento também aconteceu no Mercado Municipal, com a entrega dos certificados aos guardas patrimoniais, com a presença da vice-prefeita Ivete Otoni. Todos os guardas irão receber uma cartilha com informações sobre o patrimônio da cidade.

FRASE

“Somos guardas patrimoniais e temos de saber sobre o nosso patrimônio. Além disso, somos os primeiros a ser procurados pelo turista. Este curso fará uma grande diferença. Mas o que mais quero é agradecer à Prefeitura, à Secretaria de Cultura e à chefia da Guarda pela oportunidade. Nos ensinaram sobre patrimônio de uma forma muito clara e simples.”

Daniele Maria da Silva • Guarda Patrimonial

PREFEITURA MUNICIPAL DE CMD