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MAI
10
10 MAI 2016
EDUCAÇÃO
Musicalização na iniciação escolar, um método completo de formação
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Um projeto inovador na rede municipal de ensino chega para contribuir com a comunicação, promover a expressão individual e favorecer a integração social aos alunos de dois e três anos de idade. É a música sendo aplicada como importante instrumento na educação, buscando resultados a níveis motor, psicológico, energético e orgânico.

A criadora do projeto, a psicóloga e música Denise de Miranda, fala da contribuição dos ritmos musicais na formação do indivíduo. Inserida na década de 1940 como parte de uma disciplina concreta, a música ganhou então princípios gerais nos quais se baseiam as oficinas de música atuais. “Hoje se sabe que a música estimula zonas do corpo humano que ajudam a equilibrar funções orgânicas ou psicológicas. A influência da música é muito maior do que imaginamos”, disse Denise.

Dentre os benefícios das oficinas de música, podem-se citar:

– fisiológico: produz mudança no ritmo cardíaco e respiratório, assim como a tensão muscular;

– comunicação: estimula a expressão dos problemas das inquietudes;

– afetividade: favorece o desenvolvimento emocional e afetivo;

– sensibilidade: aguça a percepção auditiva e tátil;

– movimento: estimula a atividade e melhora a coordenação motriz;

– sociabilidade: fomenta a inter-relação pessoal;

– educação: ajuda na formação, no desenvolvimento pessoal e na superação de dificuldades de aprendizagem.

O projeto, ainda em fase experimental, está acontecendo na creche Irmã Helena e envolve 68 alunos. As oficinas são desenvolvidas com instrumentos de percussão e o canto, seguindo as demandas das crianças, respeitando as características individuais e acatando os estímulos dos grupos. Ritmo, harmonia, melodia e tom são reunidos numa metodologia que usa o lúdico para fazer do mundo da criança completo, feliz e saudável.

Fonte: Assessoria de Comunicação
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