Conceição do Mato Dentro é terra de belezas naturais, de formações imponentes capazes de deixar qualquer um admirado. Do cinturão verde que circunda a cidade, às formações rochosas e às quedas d’águas. Parece até que a natureza escolheu pulsar o seu coração aqui.
A Cachoeira do Tabuleiro não podia deixar de ser o atrativo mais visitado, afinal, não é qualquer uma que tem 273 metros de queda, é a maior de Minas Gerais, a terceira maior do Brasil e uma das sete maravilhas da Estrada Real. Sua reputação é a melhor possível. Mas uma outra cachoeira também conquista cada vez mais apaixonados.
É a Rabo de Cavalo. Bem menor que a Tabuleiro, mas não menos encantadora. A queda se forma inicialmente a partir de dois cursos d’água originando duas quedas paralelas que, depois de atingirem um patamar intermediário, se juntam formando uma única queda, fazendo um desenho que lembra muito um rabo de cavalo. Daí o seu nome. Tem um poço de aproximadamente 15 metros de profundidade, ótimo para banho, e para acessá-lo bastam apenas 40 minutos por uma trilha de baixa dificuldade. Não à toa atraiu 2.158 visitantes entre janeiro e abril desse ano, uma média de 540 visitantes por mês.
Inserido no Parque Estadual Serra do Intendente, o atrativo é cuidado e monitorado por guarda-parques do Instituto Estadual de Florestas, profissionais altamente preparados para a proteção do meio ambiente e o zelo às pessoas. São eles que fazem regates e primeiros socorros em caso de acidente, mas seu trabalho é dedicado para evitar esse tipo de acontecimento. E são eles também que dão as orientações aos visitantes:
– Organize-se para o passeio. A trilha de acesso à cachoeira está a aproximadamente 26 quilômetros de distância da sede do município;
– Você gastará em torno de uma hora de carro até a portaria do parque, de onde seguirá a trilha a pé;
– A entrada é liberada até às 15:00 e os banhista devem deixar o local até às 17:00;
– Não é permitida a entrada de animais domésticos e bebidas alcoólicas;
– Não jogue lixo nem bitucas de cigarro. A natureza precisa ser respeitada.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Turismo pelo telefone (31) 3868-2223 ou com o IEF local 3868-2878.
Bom passeio!