21 JAN 2016
Turista manifesta satisfação com equipes de CMD

No dia 28 de dezembro de 2015, uma família carioca chegou ao Parque do Tabuleiro para conhecer a maior cachoeira de Minas Gerais. Um plano interrompido já no final da trilha, quando um dos turistas teve uma queda e fraturou o tornozelo. Parece uma história infeliz. No mínimo, não deixa de ser lamentável. Mas, como a vida ensina, tudo tem seu lado positivo.

Passado o susto, o pai de Francisco, o acidentado, escreveu para a Prefeitura para “registrar meus sinceros agradecimentos e elogios à equipe presente no Parque Municipal Natural do Tabuleiro”. Naquele dia, estavam no PNMT funcionários do IEF – Instituto Estadual de Florestas, grande parceiro da Prefeitura na administração do Parque, que se encontra dentro do Parque Estadual do Intendente.

A família desceu acompanhada de um guia, mas, diante do acidente, foi preciso acionar socorro. Então, outros integrantes da equipe do Tabuleiro desceram para prestar o primeiro atendimento, com imobilização e remoção do turista. Depois, moradores da região também se uniram nessa ajuda. Foram quase seis horas para chegar de volta à sede do PNMT.

Parece uma história rara, mas não é. Constantemente, os funcionários da Prefeitura e do IEF, devidamente preparados e treinados, fazem resgates e salvam vidas sem medir esforços. Trabalho de dedicação reconhecido por Ronaldo, o pai do Francisco, que escreveu: “O profissionalismo desta equipe me faz crer que o Brasil tem jeito, eles foram incansáveis em todo o trajeto, e sempre com a preocupação da segurança do meu filho Francisco, sempre nos tratando com muito carinho. Em nenhum momento ouvi qualquer tipo de reclamação ou desânimo, apesar do enorme esforço de trazer meu filho até a sede”.

Depois disso, eles seguiram até a Policlínica, onde Francisco foi atendido em caráter de urgência, medicado e recebeu uma tala de imobilização. A família então voltou para o Rio de Janeiro. Francisco foi operado e passa bem. Mas Ronaldo, mais do que com palavras, quis agradecer e retribuir os bons serviços prestados ao seu filho e enviou ao município uma nova tala de imobilização para não comprometer o atendimento local.

Uma história dessa precisa ser contada.

Ao Ronaldo, ao Francisco e demais familiares, ficam os agradecimentos de toda a equipe de Conceição do Mato Dentro e os desejos de que retornem em breve para curtir a Cachoeira do Tabuleiro sem mais imprevistos.

Leia abaixo a íntegra do e-mail enviado à Prefeitura.

Gostaria de registrar meus sinceros agradecimentos e elogios a equipe presente no Parque Municipal Natural do Tabuleiro, no dia 28/12/15, abaixo nomeados, que não mediram esforços para resgatar meu filho que se acidentou na trilha de acesso a parte baixa da cachoeira do Tabuleiro.

Peço desculpas se cometo erros nos nomes:

Thiago Santos da Silva

Túlio Moreira

José Carlos Aguiar

Camila Pimenta

No dia 28/12/15, eu e meus dois filhos, ingressamos no parque, acompanhados de condutor local. Registro que na entrada do Parque fomos informados dos cuidados a tomar, alertas quanto à chuvas, nível de dificuldade, etc. Portanto assumimos a responsabilidade sobre os riscos que sempre envolvem passeios desta natureza.

Durante a caminhada para a parte baixa da Cachoeira do Tabuleiro, já próximo ao final da trilha meu filho Francisco (25 anos; 2,0 m de altura; 115 kg) escorreu numa pedra e, ao cair, um pé ficou preso levando a um trauma no tornozelo (posteriormente confirmado ter quebrado a fíbula). A partir deste momento, sem conseguir apoiar um dos pés devido à forte dor, ficou incapacitado de caminhar. O meu outro filho Breno com o condutor se deslocaram para a sede do Parque para solicitar auxílio. No retorno chegaram o Thiago e o Túlio, com a mochila de primeiros socorros e uma maca. Fizemos a imobilização do tornozelo do Francisco, e sobre a orientação deles começamos o transporte via maca. Em seguida chegou o José Carlos, com mais um jovem (não peguei o nome), um pouco mais a frente chegaram mais dois locais (dono do RUPESTRE e mais um jovem), que haviam ouvidos de outros visitantes sobre o acidente. Com esta equipe fantástica, num transporte bastante desgastante, a recuperação foi em frente (reconheço que pela minha idade e forma física eu era mais um incentivador). Em determinada hora, já tendo consumida toda a água disponível, e mesmo contando com a ”doação” de água de alguns visitantes, ficamos sem água, pois estava muito quente, eis que a Camila recebendo a informação de um destes visitantes que estávamos sem água, veio ao nosso encontro com muita água para todos, acompanhando o restante do resgate, nos atualizando sobre as condições de chuva através de rádio. Quase 6 horas após a queda chegamos na sede do Parque.

O profissionalismo desta equipe me faz crer que o Brasil tem jeito, eles foram incansáveis em todo o trajeto, e sempre com a preocupação da segurança do meu filho Francisco, sempre nos tratando com muito carinho. Em nenhum momento ouvi qualquer tipo de reclamação ou desanimo, apesar do enorme esforço de trazer meu filho até a sede.

Minha gratidão eterna a esta equipe. Meus agradecimentos ao pessoal do Posto de Saúde de Conceição do Mato Dentro, que nos atendeu no próprio dia 28/12.

O Francisco realizou, na cidade que moramos (Niterói-RJ), em 05/01/16, uma cirurgia de colocação de uma placa e pinos no osso quebrado, mas passa muito bem.

Ficou um desafio de retornarmos à linda região, mas que sem as pessoas maravilhosas que lá vivem e trabalham seria apenas mais uma paisagem.

PS: Estou enviando via correios a reposição da tala de imobilização.

Ronaldo Correa Nogueira