A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está aumentando a sua equipe para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Através do processo seletivo nº 026/2015, estão sendo contratados mais 10 (dez) agentes de combate a endemias, que farão visitas a domicílio com orientação e fiscalização, bem como dedetizarão os locais onde houver casos de dengue.
O Aedes Aegypti é também responsável por transmitir a Febre de Chikungunya e o Zika Vírus, mas até o momento não há nenhuma ocorrência dessas doenças no município. No entanto, 05 casos de Dengue já foram confirmados em 2016. Em 2015 foram registrados mais de 300 casos e para evitar que esse número se repita, a Secretaria Municipal de Saúde está agindo incisivamente.
A fiscalização é diária e onde há focos do mosquito está sendo feita a dedetização por meio do “fumacê”, que é a aplicação motorizada do inseticida lambda-cyhalothrin. Essa ação é feita tanto em espaços públicos como particulares, mas nos quintais das casas a equipe só pode entrar com a autorização dos proprietários. Por isso, é de suma importância que a população entenda o processo e abra as portas para os agentes.
Nesta semana, o combate a Dengue é marcado pelo . O caminhão de coleta está recolhendo todo tipo de material inutilizável que está nos quintais das casas acumulando água. Se o caminhão já passou no seu bairro e você perdeu o dia da coleta, não se preocupe. Ligue para a SMS e peça que a equipe passe na sua casa: 3868-2637.