02 JUL 2015
DESENVOLVIMENTO RURAL
PDR começa a ser debatido e formatado

No dia 16 de junho (terça-feira) aconteceu o primeiro seminário para elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural de Conceição do Mato Dentro. O evento reuniu representantes de instituições técnicas do ramo da agricultura e pecuária, profissionais autônomos de áreas relacionadas e colaboradores da Prefeitura. Juntos, os participantes levantaram propostas para um município que apresenta muitas possibilidades.

Existem no município hoje 724 propriedades rurais, confirmando o potencial agroindustrial de Conceição. Por isso, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS criará e gerenciará políticas públicas com foco na sustentabilidade, aplicando uma rede de fomento e manutenção das áreas agrícolas e agropecuárias, com foco no desenvolvimento humano, social e empreendedor.

Entre as metodologias de trabalho, a agroecologia e a segurança alimentar estão sendo cada vez mais preconizadas no cenário municipal, em especial com o apoio da EMATER-MG. Entre os projetos, um laboratório para exames de brucelose e tuberculose bovinas será construído por meio de parceria entre a Prefeitura e a Anglo American. Entre as obras de reestruturação, o secretário de Desenvolvimento Rural, Vulmar Procópio, exalta a reforma do matadouro municipal feita com recursos próprios do município no valor de R$150 mil (cento e cinquenta mil reais).

Entre as atividades de fomento à produção rural, já estão em andamento: análise de solo, cessão de transporte de calcário, empréstimos de máquinas agrícolas para preparo de terras, um viveiro de muda de cana no Posto Agropecuário e o Programa de Melhoramento Genético de bovinos. Em fase de implantação, tem-se: formação de capineiras e canaviais e um pomar experimental com plantio de diversas espécies, pelo qual o produtor poderá verificar a produtividade de cada tipo de fruta.