Foi realizada ontem (20) em Conceição do Mato Dentro a primeira palestra exclusiva sobre o Sistema Nacional de Cultura. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço – AMME, o evento foi dirigido a uma plateia composta por autoridades, artistas e envolvidos com a cultura do município e da região, todos interessados em melhorar e alavancar as propostas culturais de cada local. Os esclarecimentos foram dados pela palestrante e representante regional do Ministério da Cultura – MinC, Claudia Castro.
A palestra foi ministrada por Claudia Castro, representante do MinC
Com recursos cada vez menores, para alcançar as metas, cabe aos responsáveis pela administração da cultura dinamizar suas ações, criar e recriar, pensar de forma mais abrangente e se tornar mais independentes. Por isso, a necessidade também de Implantar o Sistema Municipal de Cultura em Conceição do Mato Dentro, que, segundo a Diretora de Patrimônio Histórico, Diva Cunha, é uma prioridade. “É por meio desse sistema que controlaremos e promoveremos iniciativas como Conferências de Cultura, o Conselho de Políticas Culturais, o Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura, que é o próximo passo.”
A construção do Plano Municipal de Cultura será validada a partir da participação democrática da sociedade que junto com a Prefeitura formulará diretrizes que estimulem, resguarde e fomente a prática de todas as vertentes culturais. Serão criadas estratégias para interligação da cultura de ontem e de hoje, preocupando-se em preservar as origens e identidade cultural de uma sociedade que vem evoluindo e mudando em ritmo acelerado sem ignorar a importância das manifestações culturais contemporâneas.
“Não pode existir preconceitos quando estamos falando de Cultura. Divergências de pensamentos, embates e debates vão sempre existir, o ideal enxergamos isso como meio de construção e diversidade cultural. O respeito aos modos de fazer, aos saberes, às tradições e crenças de cada pessoa ou de algum grupo social, é a máxima da Cultura. Nosso papel não é distinguir, mas interligar, interagir, pois todas as áreas possuem convergência, conversam entre si”, explicou a secretária municipal de Conceição, Julia Santana.
O cronograma para elaboração do Plano Municipal de cultura será divulgado em breve.
Aprendizado
Já colocando em prática o aperfeiçoamento da atuação cultural no município, a Secretária Julia Santana tem envolvido cada vez mais o público jovem que com ela trabalha em eventos como este, que propõem a sensibilização de diferentes gerações para um olhar único: a história que os une. O empoderamento dos estagiários, ainda estudantes do Ensino Médio, despertam neles o senso de participação e contribuição.
“Nós consideramos muito importante acompanhar este processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura porque estamos fazendo parte desta conquista para o nosso município”, disse Amanda Kelly Pimenta e Silva, que acompanhou a reunião de ontem.