21 MAI 2015
Cultura em debate

Foi realizada ontem (20) em Conceição do Mato Dentro a primeira palestra exclusiva sobre o Sistema Nacional de Cultura. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço – AMME, o evento foi dirigido a uma plateia composta por autoridades, artistas e envolvidos com a cultura do município e da região, todos interessados em melhorar e alavancar as propostas culturais de cada local. Os esclarecimentos foram dados pela palestrante e representante regional do Ministério da Cultura – MinC, Claudia Castro.

A palestra foi ministrada por Claudia Castro, representante do MinC

Implantado em 2011, o Sistema Nacional de Cultura apresenta uma nova forma de atuação aos Estados e Municípios que tem como atribuições a economicidade, eficiência, equidade e efetividade das políticas de cultura. O SNC foi criado como uma ferramenta de otimização do Plano Nacional de Cultura, datado de 2010, que define 53 metas a serem alcançadas até 2020.

Com recursos cada vez menores, para alcançar as metas, cabe aos responsáveis pela administração da cultura dinamizar suas ações, criar e recriar, pensar de forma mais abrangente e se tornar mais independentes. Por isso, a necessidade também de Implantar o Sistema Municipal de Cultura em Conceição do Mato Dentro, que, segundo a Diretora de Patrimônio Histórico, Diva Cunha, é uma prioridade. “É por meio desse sistema que controlaremos e promoveremos iniciativas como Conferências de Cultura, o Conselho de Políticas Culturais, o Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura, que é o próximo passo.”

A construção do Plano Municipal de Cultura será validada a partir da participação democrática da sociedade que junto com a Prefeitura formulará diretrizes que estimulem, resguarde e fomente a prática de todas as vertentes culturais. Serão criadas estratégias para interligação da cultura de ontem e de hoje, preocupando-se em preservar as origens e identidade cultural de uma sociedade que vem evoluindo e mudando em ritmo acelerado sem ignorar a importância das manifestações culturais contemporâneas.

“Não pode existir preconceitos quando estamos falando de Cultura. Divergências de pensamentos, embates e debates vão sempre existir, o ideal enxergamos isso como meio de construção e diversidade cultural. O respeito aos modos de fazer, aos saberes, às tradições e crenças de cada pessoa ou de algum grupo social, é a máxima da Cultura. Nosso papel não é distinguir, mas interligar, interagir, pois todas as áreas possuem convergência, conversam entre si”, explicou a secretária municipal de Conceição, Julia Santana.

O cronograma para elaboração do Plano Municipal de cultura será divulgado em breve.

Aprendizado

Já colocando em prática o aperfeiçoamento da atuação cultural no município, a Secretária Julia Santana tem envolvido cada vez mais o público jovem que com ela trabalha em eventos como este, que propõem a sensibilização de diferentes gerações para um olhar único: a história que os une. O empoderamento dos estagiários, ainda estudantes do Ensino Médio, despertam neles o senso de participação e contribuição.

“Nós consideramos muito importante acompanhar este processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura porque estamos fazendo parte desta conquista para o nosso município”, disse Amanda Kelly Pimenta e Silva, que acompanhou a reunião de ontem.