21 MAI 2015
DESENVOLVIMENTO RURAL
Setor agropecuário ganha incentivo

Depois de anunciar o Plano de Desenvolvimento Rural, a Prefeitura Municipal está fortalecendo as atividades em prol dos produtores. Desta vez, é o mercado leiteiro que ganha incentivo. Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais do Médio Espinhaço, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural apresentou ontem a novidade: o melhoramento genético do gado de leite.

A melhora genética é uma boa alternativa para quem quer aumentar a produção rápida e eficazmente. Isso porque por meio da fertilização in vitro (FIV) permite que a reprodução dos melhores animais do rebanho seja multiplicada. O resultado chega em aproximadamente três ano, enquanto por vias naturais isso varia de dez a doze anos.

Olinto Diniz, veterinário da CENATTE Embriões, explicou ontem aos produtores rurais como é feita a FIV e suas principais vantagens. Dentre estas, que uma dose de sêmen pode fertilizar até 10 vacas. Uma técnica que vem sendo expandida e barateada no Brasil, que é o país detentor da mais alta tecnologia do mundo em reprodução artificial, sendo hoje referência para países como Canadá, Estados Unidos, Espanha entre outros.

Fertilização in vitro é uma biotecnologia pela qual todos os processos (maturação folicular, fertilização e desenvolvimento embrionário) são obtidos em laboratório, fora do útero animal. A aspiração dos oócitos pode ser feita em animais de diferentes idades (pré-púberes, púberes, adultos e senis) e em condições reprodutivas diversas, tais como: animais com problemas reprodutivos, doadoras que não respondem aos processos hormonais de superovulação, animais gestantes, fêmeas recém-paridas e etc.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Vulmar Procópio, explica que a FIV será viabilizada aos produtores com redução dos custos de despesa, uma vez que a Prefeitura disponibilizará o espaço para abrigar os animais, onde também será feita a preparação dos mesmos para o recebimento dos embriões. “A prefeitura está focada em desenvolver o meio rural e esse trabalho em conjunto facilita a prestação dos serviços e privilegia os nossos produtores”, declarou.

Quem quiser saber mais informações deve ligar para 3868-2294.