19 DEZ 2014
Projeto que visa qualidade da vida sexual atinge mais de 17 mil em Conceição

O terceiro encontro com a comunidade, promovido ontem pela Reprolatina para apresentação de resultados, reuniu profissionais e cidadãos em geral contemplados pelo projeto “Empoderamento: a força da mudança para o sexo seguro.” Presente no município desde 2010, a Reprolatina foi trazida ao município por intermédio da Anglo American e conta com o apoio fundamental das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

Com a capacitação de profissionais e desenvolvimento de atividades educativas para a comunidade, o projeto é uma ferramenta facilitadora para aplicação das políticas públicas de saúde do Governo Federal e também um meio de avaliação das necessidades locais e promoção de políticas de prevenção. Para o coordenador do projeto no município, Paulo Sérgio, “é um trabalho que vem pra mudar a nossa vida. Quando a gente muda nossa própria vida, acaba por mudar também a nossa rua, nosso bairro, nossa comunidade”.

O “Empoderamento: a força da mudança para o sexo seguro” está presente principalmente nas empresas, nos postos de saúde e nas escolas, onde as pessoas são orientadas sobre a prevenção de DST/AIDS, gravidez não planejada, abuso sexual e outros problemas ligados ao exercício da sexualidade. Uma rede que atingiu 17.441 pessoas da comunidade e capacitou 261 profissionais da saúde, educação, assistência social e voluntários. “Hoje nós não temos só um projeto, nós temos uma equipe capacitada para bem atender nosso município”, disse a secretária Municipal de Saúde, Paula Graciano.

Também presente no evento, a secretária de Educação, Juliana Rajão, disse que o desenvolvimento do projeto marca um momento determinante para Conceição do Mato Dentro. “Agradeço por ver de perto os nossos cidadãos começando a fazer a diferença nas suas vidas.”