20 NOV 2014
INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E SERVIÇOS
Drenagem da JK já ultrapassa 900 metros prontos

As obras de recuperação da Avenida JK, que constituem serviços de drenagem e pavimentação numa extensão de 3,38 quilômetros de extensão, da Praça da Saudade até próximo ao trevo para Congonhas do Norte, já somam 937 metros de tubulação instalada para drenagem. A pavimentação asfáltica também já está pronta em 440 metros. As obras deverão ser finalizadas na metade de 2015.

Para a execução da obra, a equipe de projetos dividiu a JK em 7 trechos:

Trecho 1: Entre a praça da Saudade e o Posto de Gasolina Petrobrás;

Trecho 2: Entre o posto de Gasolina Petrobrás e a esquina com a Rua Joaquim Américo;

Trecho 3: Entre a esquina com a Rua Joaquim Américo até a Ponte Lava-pés;

Trecho 4: Entre a Ponte Lava-pés e a Praça Bandeirinhas;

Trecho 5: Entre a Praça Bandeirinhas e entrada do Aeroporto;

Trecho 6: Entre a entrada do Aeroporto e o trevo para Congonhas do Norte;

Trecho 7: Entre o Trevo Congonhas do Norte até próximo ao Escritório G2 da Anglo American;

No momento, as intervenções estão sendo realizadas nos trechos 2 e 6. A primeira etapa do trecho 3, entre as Ruas Joaquim Américo e Crispiniano Brandão, deverá ser concluída em janeiro de 2015, quando se dará início à segunda etapa – entre a Rua Crispiniano Brandão e o Posto da Petrobrás (Xistinho). No trecho 6, o trânsito ficará liberado a partir de fevereiro.

Veja o que muda

A nova JK terá um sistema de drenagem pluvial, nova pavimentação, sinalização de trânsito adequada, faixas de pedestre e pontos de ônibus.

A drenagem pluvial se faz necessária para evitar alagamentos, inundações, deslizamentos e poluição dos rios. Um adequado sistema de drenagem proporciona, ainda, benefícios como: redução de gastos com manutenção de vias públicas; valorização das propriedades; redução de danos às propriedades e do risco de perdas humanas; escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião de chuva, tanto a circulação de veículos como a de pedestres; eliminação da presença de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças como a leptospirose e a dengue.

A recuperação do asfalto gera conforto e proporciona mais estabilidade na direção dos veículos. Isto, somado à sinalização de trânsito, trará ordem, facilitará o tráfego e dará mais segurança a todos, evitando acidentes e colisões.