19 NOV 2014
Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Acontece neste sábado (22) mais um Dia D de vacinação infantil contra a poliomielite e o sarampo. Devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a 4 anos. As vacinas estarão disponíveis na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde do Centro, Vila Caetano e Córrego Pereira. O horário é de 8h a 17h. É necessário levar a carteira de vacinação.

Poliomielite

A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral transmitida através do contato direto de pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. Ela se manifesta nas formas não paralíticas e paralíticas. Na forma não paralítica, os sintomas mais comuns são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. Já na paralítica, além destes sintomas, ocorre também a flacidez muscular que afeta, geralmente, um dos membros inferiores.

Sarampo

O sarampo também é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus. A transmissão é diretamente de pessoa para pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, o paciente pode apresentar sintomas como febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Inflamação no ouvido, no pulmão e no cérebro pode ocorrer em situações agravadas.

Mais informações: 3868-2637