13 NOV 2014
Prefeitura lança campanha municipal de trânsito

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro lança na próxima semana a campanha Direção Certa, uma campanha educativa de trânsito. O objetivo é chamar a atenção dos condutores para o respeito às leis e o bom convívio social. O aumento do número de automóveis e as obras no centro da cidade gera hoje o tão comentado “horário de rush”.

“O tráfego no município aumentou significativamente e muitos dos transtornos são causados pela falta de educação no trânsito, como parar em local proibido ou trafegar na contramão”, explicou Vulmar Procópio, chefe de gabinete, membro do Conselho Municipal de Trânsito e idealizador da campanha.

Para grandes centros urbanos não é novidade que no início da manhã ou no final da tarde se formem grandes filas de carros, que ficam ainda maiores quando chove ou quando há alguma interrupção nas pitas. Mas Conceição do Mato Dentro não esperava que passaria por isso tão logo. Situação que fica ainda mais caótica quando os motoristas não respeitam as regras. Placas de trânsito são ignoradas constantemente e as alterações temporárias no trânsito, decorrentes da obra da Avenida JK, a principal da cidade, também custam a ser respeitados.

Os fiscais de trânsito vão abordar os motoristas infratores e orientá-los à boa conduta. Folhetos contendo algumas das principais infrações cometidas no município serão entregues ou colocados nos automóveis que estiverem em lugar desapropriado. A opção que corresponde à infração será assinalada para que o condutor fique ciente do seu erro.

“Nossa intenção é conscientizar os motoristas, sensibilizá-los para o senso de convivência social e organização pública. A princípio não aplicaremos multas, apenas advertências. Porém, as placas dos automóveis serão registradas e, no caso de reincidência, com a parceria da Polícia será possível aplicar a devida punição”, explicou Vulmar. “Mas, nossa intenção não é essa. Não queremos mexer no bolso dos cidadãos, mas sim na consciência deles”, finalizou.

Polícias

A Campanha Direção certa conta com o apoio das Polícias Civil e Militar que trabalham, inclusive, dando treinamento aos fiscais municipais de trânsito. É a primeira vez que o município terá servidores próprios para o desempenho desta função. Isto porque o Departamento de Trânsito foi implantado este ano no município e pertence à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana.