13 NOV 2014
Uma viagem ao espaço

Aproximadamente 700 crianças, alunos da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino, ganharam nesta semana a oportunidade de fazer uma viagem ao espaço. O planetário móvel foi instalado durante três dias no município, aprofundando e expandindo os conhecimentos de forma lúdica e interativa.

Uma projeção de 360º possibilitou às crianças reconhecerem as constelações. Depois, os alunos participaram de uma simulação de uma viagem espacial. Como se estivessem numa nave, com a visão de um astronauta, eles chegaram a poucos metros do sol e dos planetas do sistema solar e por fim entraram no anel de saturno. Uma viagem mágica e inesquecível.

O planetário móvel proporciona aulas interativas de astronomia em uma cúpula de 6 metros de diâmetro e 3,5 metros de altura. Cada sessão dura 20 minutos e recebe até 40 alunos por vez. Um projeto particular contratado pela Secretaria Municipal de Educação.

Para a secretária Juliana Rajão, “projetos como esse proporcionam aprendizado com prazer e nós sabemos que tudo que é prazeroso fica guardado em nossa mente. Os alunos ficaram encantados. O brilho nos seus olhos contrastava com a luz das milhões de estrelas daquele planetário”. Segundo ela, o planetário deverá fazer parte do calendário anual das atividades letivas.