21 OUT 2014
Termina o Festival de Comida da Roça 2014

A 2ª edição do Festival de Comida da Roça terminou no último domingo em um grande evento no Mercado Municipal. O evento reuniu produtores dos cinco distritos participantes, artistas locais que animaram a festa e ainda contou com a presença de nove municípios da região que participaram do 30º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal – Serro, que constou na programação especial. Para o prefeito Reinaldinho, “o festival é um marco na cultura gastronômica do município”.

O Festival de Comida da Roça, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo, começou em 2013 com o propósito de fomentar a economia rural, valorizar a cultura do campo e levar diversão para os distritos. Desde então, a Prefeitura conta com a parceria da EMATER-MG e das Associações Comunitárias dos Distritos de Itacolomi, São Sebastião do Bom Sucesso (Sapo), Córregos, Ouro Fino e Santo Antônio do Norte (Tapera). Em 2014, mais um parceiro se somou a essa ideia, a Escola Estadual São Joaquim.

Mesmo ainda recente, o Festival já entra para a história de Conceição do Mato Dentro e ganha força de festa tradicional. A grande adesão do público, somada à sua (ainda maior) satisfação já traz à organização sede por novos desafios. Em seu discurso de agradecimento, o prefeito Reinaldinho anunciou que a partir do próximo ano o Festival de Comida da Roça deixa de ser municipal para se tornar regional. “É uma ideia fantástica que, além de levar esse clima de celebração para outros municípios, vai ser uma grande ferramenta para o fortalecimento da nossa região”.

Vindo ao encontro dessa ideia, Conceição do Mato Dentro foi escolhida para receber o 30º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal – Serro, pela primeira vez realizado fora do município de Serro. O concurso abriu a programação especial de encerramento da 2ª edição do Festival de Comida da Roça, atraindo produtores e autoridades dos municípios de Serro, Sabinópolis, Alvorada de Minas, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serro Azul de Minas, Materlândia, Paulistas e Dom Joaquim.

Questionado sobre a decisão da EMATER-MG, organizadora e realizadora do concurso, em escolher Conceição para abrir o cronograma itinerante do evento, Reinaldinho acredita que “se deva ao fato de tratarmos com respeito e seriedade as questões regionais”.

À frente da realização do Festival, Rejane Otoni, secretária municipal de turismo, faz um balanço geral e afirma: “desde que o Comida da Roça ainda estava no papel, já sentíamos que seria promissor, porque o evento não traz só diversão, mas une o povo num grande clima familiar. E por isso escolhemos os domingos para realizá-lo, porque é nesse dia em que a família brasileira celebra seu amor, sua cumplicidade. E assim queremos continuar, formando e aumentando essa grande família a cada edição. Eu só tenho a agradecer a todos pela contribuição”.

Resultado do Concurso

Foram ganhadores do 30º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal – Serro:

1º lugar – José Adelmo de Miranda Júnior – Fazenda Boa Esperança / Materlândia

2º lugar – Vanderley Araújo da Lomba – Fazenda Água Parada / Serra Azul de Minas

3º lugar – Fábio da Silva Melo – Fazenda Cachoeira / Dom Joaquim

4º lugar – José Leocárdio de Souza – Sítio Cachoeira / Materlândia

5º lugar – Wanicleide de Jesus Corrêa – Sítio do Vila / Materlândia

Além da premiação em nível regional, os cinco primeiros colocados representarão seus municípios no VIII Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal em 2015, com data a ser definida.