21 OUT 2014
Município é 3º no ranking do ICMS Cultural

Saiu a pontuação final do ICMS Cultural de Minas Gerais e Conceição do Mato Dentro garantiu o 3º lugar, deixando para traz tradicionais cidades históricas como Mariana, Diamantina e Barão de Cocais. No topo da lista, Santa Bárbara e Ouro Preto antecedem o município conceicionense. Tal colocação trará ao município aproximadamente R$600 mil (seiscentos mil reais) para investimentos e ações que visem a conservação e a proteção do patrimônio histórico.

O ICMS Cultural é garantido pela Lei Estadual nº 13.203, que dispões sobre a distribuição dos recursos arrecadados através do ICMS – Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadoria e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação. Com essa determinação, o município que possui um Conselho de Patrimônio e que protege e cuida dos bens culturais, recebe mais recursos para poder melhorar e aprimorar cada vez mais seu trabalho em prol da sua história, da sua cultura, da sua identidade, do seu valor.

São critérios para a pontuação: política cultural local, educação patrimonial, inventário de proteção ao acervo cultural – planejamento e ações, tombamento e ações de proteção.

Para a secretária municipal de cultura e patrimônio histórico, Julia Santana, essa conquista é resultado de um trabalho intenso do poder público que tem visto com seriedade a importância de se resgatar as raízes de Conceição e manter sua identidade cultural. “Nós temos a preocupação de acompanhar a nova dinâmica do município sem esquecer das bases, do que que formou Conceição, daquilo que atraiu para cá nova gente, novos olhares, novos planos. Apenas queremos trabalhar para que o nosso patrimônio não saia de moda e também se mantenha sempre novo.”

Em 2013, Conceição do Mato Dentro ficou em 8º lugar na pontuação do ICMS Cultural em Minas Gerais, tendo concorrido com cerca de 500 municípios. Neste ano, com o 3º lugar, o município superou a pontuação de 650 municípios.