15 OUT 2014
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Revisão do Plano Diretor entra na reta final

A revisão do Plano Diretor Participativo de Conceição do Mato Dentro está prestes a ser concretizada. Depois de lançada, em março deste ano, formou-se o CMDU – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, foram realizadas oficinas técnicas e, nos meses de agosto e setembro, 33 reuniões comunitárias na sede e nos distritos trouxeram às análises muito mais que números ou conteúdos georreferenciais. Os interesses do povo são somados aos estudos e agora serão articulados aos pontos técnicos.

Ontem e hoje, os representantes das comunidades, bairros e distritos, escolhidos democraticamente nas reuniões passadas, trabalham junto com os técnicos da Prefeitura e da Tetra Tech Consultoria para transformar os problemas em diretrizes da lei. Esta é a penúltima etapa do processo de revisão do Plano Diretor 2014, chamada de “Resultados da Participação”. Chegou a hora de formatar a lei de maneira que esta represente verdadeira e legitimamente a realidade do município.

Como a cidade deve crescer? Como ocupar o território? Que tipos de atividades priorizar? Essas são as perguntas centrais dos estudos que buscam trazer ao município um desenvolvimento harmônico, com respeito ao meio ambiente e à cultura sem podar o crescimento econômico e a instalação das indústrias. O importante é conduzir a dinâmica territorial de modo a evitar conflitos e promover o progresso hegemônico.

Finalizada esta etapa, a revisão do Plano Diretor segue para a última parte que é a validação do projeto, quando a lei vai para votação em audiência pública. A data ainda será confirmada.