13 OUT 2014
A Saúde está rosa

Outubro é mundialmente o mês da luta contra o câncer. Rosa é a cor do laço que simboliza a prevenção do câncer de mama. E um outubro rosa é o período em que população, órgãos, empresas e entidades se unem num movimento de atenção aos cuidados com a saúde da mulher. E para fortalecer essa luta e promover a conscientização no município, a Saúde também ficou rosa.

Quem for à Secretaria de Saúde ou nos postos de saúde vai ver ambientes decorados, materiais informativos e, principalmente, uma equipe preparada para atender as mulheres, tirando dúvidas e encaminhando para exames, se necessário. Uma agenda diária de atividades contra o câncer de mama conta com palestras e orientações. O autoexame, por exemplo, é incentivado e ensinado, uma técnica simples que pode ajudar na detecção de nódulos mamários com a palpação.

No entanto, a mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado, mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.

A mamografia é um exame de raio-X, um pouco desconfortável devido à compressão das mamas, mas que não apresenta riscos à mulher. É um exame que deve ser realizado anualmente por todas as mulheres com idade a partir de 40 anos, pois é nessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.

De acordo com os dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama corresponde a 22% dos diagnósticos de câncer feitos por ano. É ainda a quinta causa de morte por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística comprova que houve um aumento de 16,7% na mortalidade por câncer de mama entre as brasileiras de 30 a 69 anos entre as décadas de 1990 e 2010.

Mamografia Móvel

Estará disponível no município a unidade móvel para realização da mamografia. A mamografia é gratuita e direcionada às mulheres de 40 a 69 anos. Para realizar o exame, a paciente deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo e pegar o encaminhamento para posterior agendamento na Secretaria de Saúde. A unidade móvel ficará na Praça Ubaldina de 27 de outubro a 07 de novembro.

Outubro Rosa

O movimento começou nos Estados Unidos na década de 20. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa seja percebida nos principais monumentos das cidades brasileiras, assumindo importante papel ao expor uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

Decoração na Secretaria Municipal de Saúde

Aparelho de mamografia da unidade móvel