09 SET 2014
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Itacolomi estreia o segundo ciclo das oficinas para revisão do Plano Diretor

O processo de revisão do Plano Diretor entrou em nova fase. Ontem foi dado início ao segundo ciclo das oficinas comunitárias, período chamado de “construção coletiva”. Neste momento, dá-se ao povo a oportunidade e a responsabilidade de apontar as questões prioritárias a serem resolvidas em cada distrito, bairro ou comunidade.

“Vamos trabalhar com o compromisso de deixar nosso município cada vez melhor. O destino de Itacolomi está em suas mãos”, disse o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Guerra, aos participantes da primeira reunião do segundo ciclo.

Antes representando de maneira teatral a vida em comunidade a o poder da participação social, agora as reuniões ganham um tom ainda mais popular. A equipe da Parangolé Arte e Mobilização criou a Rádio Comunitária Sempre Viva, com “599,9 MHZ de participação”. Durante a encenação, o povo é convidado a participar do quadro “A Voz do Ouvinte” e recebem as mensagens sobre o plano diretor por meio de músicas e paródias.

Num segundo momento, eles se dividem em grupos de discussão que trazem em questão quatros eixos principais: social, ambiental, cultural e econômico. Todos ganham o direito de se manifestar e suas opiniões são fundamentais para o mapeamento dos problemas e potencialidades de cada lugar.

Em Itacolomi, os cidadãos destacam a tranquilidade e a sensação de liberdade como os pontos positivos do distrito, motivos, talvez, pelos quais o espaço está ganhando mais moradores. No entanto, o distrito ainda não está preparado para receber uma população maior e aí o desafio se releva: ajustar as falhas atuais de modo que as soluções sejam tomadas garantindo sua longa duração, atendendo as demandas de agora e se programando para atender às demandas futuras, que já indicam um crescimento.

As prioridades indicadas serão estudadas e cruzadas com os dados técnicos levantados pela equipe da Prefeitura e da Tetra Tech Consultoria. Isto acontecerá no terceiro ciclo das oficinas comunitárias, recebendo o nome de “integração”. Este processo contará com a participação de dois representantes de cada distrito, bairro ou comunidade, assegurando que os interesses do povo sejam atendidos. Para representar Itacolomi, foram escolhidos por decisão popular Madalena e Devair. O terceiro ciclo será realizado no dia 15 de outubro.

Itacolomi sediou a primeira reunião do segundo ciclo das oficinas comunitárias

Ricardo Guerra fala aos participantes

Grupo analisa o território e discute as prioridades