05 SET 2014
Conceição do Mato Dentro celebra 25 anos de Projeto Matriz

A cidade de Conceição do Mato Dentro vai receber nos dias 5, 6, e 7 de setembro a 25ª edição do Projeto Matriz. O evento acontecerá no largo da Igreja do Rosário e reunirá atrações circenses, teatro, música popular, musica erudita e espetáculo de dança. Nesse ano, o festival terá como atrações principais o cantor e compositor Milton Nascimento, João Bosco, e a Banda Black Carlos, formada por Toni Garrido, Jorge Israel e Felipe Cambraia.

A abertura do evento será na sexta, dia 5, às 19 horas na praça da Igreja do Rosário, quando a Companhia El Indivíduo apresentará o espetáculo “Os palhaços bombeiros”. Na sequência serão lançados um vídeo e uma revista comemorativos aos 25 anos do Projeto Matriz. A praça receberá o show principal, João Bosco às 23 horas, logo após a apresentação de Marcus Viana e Transfônica Orkestra.

No sábado, a noite começa com o show de gafieira de Zé da Velha e Silvério Pontes, convidando Bebê Krammer e Carlos Malta. E fecha recebendo novamente outro grande nome da MPB. Está marcado para começar às 23 horas o show comemorativo aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento. Encerrando a programação do 25º ano de Projeto Matriz, a Banda Black Carlos promete animar o público no domingo às 19 horas, com um tributo a Roberto e Erasmo Carlos.

João Bosco Costa Lima, idealizador e realizador do evento, diz que a idéia de promover o Projeto Matriz surgiu de uma conversa com Maria Betânia Guimarães, sua esposa e também idealizadora do evento, no final dos anos 80. “Falávamos sobre a letargia cultural que Conceição vivia. A partir dessa conversa, resolvemos que nós realizaríamos um projeto cultural que devolvesse as nossas tradições de arte e cultura. Então criamos o Projeto Matriz, que leva a arte para a praça de forma gratuita”, expõe.

Na visão de Betânia, a prova de que a iniciativa atingiu o seu objetivo é o fato de ter despertado na população de Conceição o interesse pelas artes. “Pra mim, a sua notoriedade se fez por ter servido de incentivo a tantos talentos, e de surgimento de outros projetos culturais”, comemora.

Um evento com tantos anos tem a capacidade de proporcionar muitos momentos inesquecíveis, mas para João Bosco um deles ocupa um lugar especial. “Em 1998 houve um momento muito peculiar, quando juntamos no palco do Projeto Matriz, dois artistas da maior grandeza, que se admiram mutuamente e que se conheceram em Conceição; Paulinho da Viola e Hermeto Pascoal”, conta ele.

A pequena cidade mineira é conhecida por seus casarios históricos e seus inúmeros atrativos naturais, como a belíssima Cachoeira do Tabuleiro. E nesse final de semana cederá espaço para as mais diversas expressões artísticas, que aliadas à culinária local promete ser uma boa pedida para o 7 setembro.