O 2º Encontro Municipal de Adolescentes, realizado no último sábado (26), reuniu mais de 100 estudantes das redes municipal e estadual, cursando do 6º ao 9º ano. Temas como DST e prevenção; homossexualidade e homofobia; direitos e deveres; opções e preconceito; educação e respeito; poder e empoderamento; consciência corporal e métodos contraceptivos foram trabalhados com palestras e dinâmicas com linguagem apropriada ao mundo deles. Um momento de descobertas e troca de experiências.
Para a secretária municipal de Educação, Juliana Rajão, o EMA “é um momento em que alunos e professores refletem juntos sobre questões de grande importância nas transformações do mundo atual. Momento este que contribui para o crescimento e amadurecimento dos jovens, dando bases para enfrentar os conflitos vividos nesta época da vida”.
As atividades voltadas à saúde e bem-estar dos adolescentes são realizadas por uma rede interdisciplinar entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. Ambas amparadas pela ONG Reprolatina que desenvolve seus programas no município por intermédio da Anglo American. A Reprolatina é referência na América Latina pelos seus trabalhos em prol da saúde sexual e reprodutiva e da diminuição de desigualdades de gênero entre homens e mulheres.
Alunos estampam em bandeira repúdio à violência contra à mulher
Dinâmicas e jogos para facilitar o aprendizado
Palestra sobre métodos contraceptivos e prevenção de DST