Os Agentes de Endemias do município marcaram presença em palestra promovida pela Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, quando foram esclarecidos sobre os animais peçonhentos e orientados em como se deve proceder em casos de lesões ocasionadas por lacraias, aranhas, raias, escorpiões e alguns tipos de serpentes, por exemplo. Em caso de algum acidente desse tipo, a vítima deve procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, onde a gravidade do caso será analisada e o soro antiofídico – que combate a ação do veneno no corpo humano – aplicado.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Paula Graciano, “sempre incentivamos e promovemos a participação de nossos profissionais em eventos como este que os capacitam tecnicamente e também fazem destes servidores multiplicadores de ensinamentos. Quanto mais eles sabem, mais querem saber e aplicar o que aprenderam. Dessa forma, conseguimos fortalecer a equipe num todo, integrando os trabalhos e facilitando a relação com a comunidade”.
O que é um Agente de Endemia?
É o Agente de Combate às Endemias quem realiza as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Ele atua combatendo endemias que podem ser de ordem patológica ou não. As patológicas são favorecidas pelo tipo de clima, o tipo de solo, o tipo de vegetação, a cultura local da população, entre outros. As demais são em geral provocadas por vetores transmissores de doenças, por isso a necessidade de imunização de animais domésticos que podem servir de depósito de protozoários e vírus nocivos; prevenção e controle de animais peçonhentos, que inoculam veneno comprometendo a saúde humana; etc.
São exemplo de doenças endêmicas a raiva, dengue, febre amarela, leishmaniose, esquistossomose, entre outras.
Servidora de CMD durante instrução na Funeb
É momento de unir forças contra o mosquito
No dia Mundial da Saúde eles alertaram a população sobre o risco da dengue