15 ABR 2014
Fortalecimento do controle de endemias

Os Agentes de Endemias do município marcaram presença em palestra promovida pela Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, quando foram esclarecidos sobre os animais peçonhentos e orientados em como se deve proceder em casos de lesões ocasionadas por lacraias, aranhas, raias, escorpiões e alguns tipos de serpentes, por exemplo. Em caso de algum acidente desse tipo, a vítima deve procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, onde a gravidade do caso será analisada e o soro antiofídico – que combate a ação do veneno no corpo humano – aplicado.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Paula Graciano, “sempre incentivamos e promovemos a participação de nossos profissionais em eventos como este que os capacitam tecnicamente e também fazem destes servidores multiplicadores de ensinamentos. Quanto mais eles sabem, mais querem saber e aplicar o que aprenderam. Dessa forma, conseguimos fortalecer a equipe num todo, integrando os trabalhos e facilitando a relação com a comunidade”.

O que é um Agente de Endemia?

É o Agente de Combate às Endemias quem realiza as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Ele atua combatendo endemias que podem ser de ordem patológica ou não. As patológicas são favorecidas pelo tipo de clima, o tipo de solo, o tipo de vegetação, a cultura local da população, entre outros. As demais são em geral provocadas por vetores transmissores de doenças, por isso a necessidade de imunização de animais domésticos que podem servir de depósito de protozoários e vírus nocivos; prevenção e controle de animais peçonhentos, que inoculam veneno comprometendo a saúde humana; etc.

São exemplo de doenças endêmicas a raiva, dengue, febre amarela, leishmaniose, esquistossomose, entre outras.

Servidora de CMD durante instrução na Funeb

É momento de unir forças contra o mosquito

No dia Mundial da Saúde eles alertaram a população sobre o risco da dengue