31 MAR 2014
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Mais uma batalhada vencida

Mais um curso do projeto “Com Licença, Vou à Luta” é concluído. Pedaços de pano viram obras de arte. Conceição vê aumentada sua lista de produtos locais. E as mulheres de Costa Sena ganham mais motivos para seguir a vida com otimismo.

16 mulheres concluíram o curso de pintura, bordados e aplicação de tecidos em tecidos. E o mais interessante é que não somente o público alvo – mulheres a partir dos 35 anos – é atingido, mas a nova geração também as acompanha. São adolescentes, em geral filhas das alunas, que já começam a testar possíveis caminhos para um futuro rentável. E esse companheirismo auxilia também no fortalecimento do vínculo familiar, contribuindo com a qualidade do tempo que elas comungam.

A professora do grupo, Maria José Moreira, fala com muito carinho dessa experiência. Ela diz que é muito gratificante ver que seus “pequenos ensinamentos” são levados por essas mulheres com grandiosidade. “O carinho com que elas recebem o curso volta em dobro para a gente, que vem acolher e acaba por ser acolhida”, disse Maria. E é realmente essa a sensação quando se está entre essas guerreiras, que não se intimidam diante das batalhas diárias. De origem humilde, elas nos provam o valor do tempo e do sorriso. E, literalmente de braços abertos, nos deixam mais leves com seus abraços apertados.

E assim elas escrevem suas histórias. Por meio da arte agora expressam um pouco do seu mundo. E o seu mundo agora é mais bonito por causa da arte.