28 FEV 2014
Igreja Matriz é reaberta ao público

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Conceição teve suas portas abertas ao público ontem, quinta-feira, que pôde ver de perto como estão seguindo as obras de restauração. A parte estrutural da igreja já foi toda revisada e reforçada, não apresentando nenhum risco aos visitantes. Uma agenda de visitações está sendo programada pela paróquia e quem ali for terá o privilégio de assistir o passo a passo dos trabalhos, surpreendendo-se a cada milímetro de ouro escondido debaixo de camadas de tinta.

Durante a reabertura do patrimônio, a equipe técnica explicou como são feitas as intervenções e falou que o acompanhamento da população é importante para que não haja nenhuma estranheza quando tudo estiver pronto. Afinal, a restauração é um processo que modifica a atual estrutura. Por outro lado, resgata a arquitetura primitiva, deixando o prédio mais original e apresentando o que há de mais bonito.

O trabalho é lento, delicado e minucioso, mas nenhum esforço é bastante quando se trabalha por revelar história. As igrejas brasileiras são abrigos das mais admiráveis obras de arte e não poderia ser diferente com a Matriz de Conceição. Já é possível ver as cenas bíblicas registradas nas paredes da capela mor, que ficam cada vez mais claras a cada pedaço de cobertura retirada. E o brilho do ouro utilizado nas esculturas já reluz aos olhos de todos.

Sobre a Igreja

Tombada desde 1948, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos maiores patrimônios arquitetônicos de Conceição do Mato Dentro. A igreja foi erguida nos primeiros anos do século XVIII, por iniciativa do sertanista Gabriel Ponde de Leon. Foi ele que mandou vir de Itu, São Paulo, em 1703, a imagem da padroeira. Em 1722 a capela-mor já se encontrava concluída e em 1772 foi concedido auxílio real para dar procedimento às obras que foram concluídas no dia 06 de novembro de 1802, quando a igreja recebeu a benção inaugural.

O prefeito Reinaldinho prestigiou a visitação ao lado de seus familiares

Antes do tour interno, a equipe técnica falou aos visitantes

Ouro se revela nas esculturas

O altar de São Francisco de Assis já está sendo restaurado