Nos dias 11 e 12 de fevereiro, aconteceu no município o primeiro ciclo de “Capacitação para Executores em Teste Rápido para HIV, Sífilis e Aconselhamento em DST/AIDS”. 20 profissionais da saúde foram capacitados para realizar a testagem, que tem previsão de ser implantada no mês de abril. Feito em laboratório, hoje o resultado do exame de HIV sai em uma semana. Com o exame rápido, esse tempo de espera cairá para 25 minutos.
O próximo passo será uma visita técnica ao CTA – Centro de Aconselhamento e Testagem de Belo Horizonte, realizada pelos profissionais de Conceição do Mato Dentro, os quais trabalharão, junto ao município, pela escolha do lugar a ser instalado o CTA municipal.
O CTA-CMD será articulado aos demais serviços de saúde para promover o acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, hepatites B e C e da sífilis. Atuará também na prevenção dessas e das demais ICT – infecções sexualmente transmissíveis, com respeito aos direitos humanos, à voluntariedade e à integralidade da atenção.