A partir de 10 de março, segunda-feira, as meninas com idade entre 11 e 13 anos poderão ser vacinadas contra o papiloma vírus humano, o vírus HPV. As aplicações serão feitas diariamente nas UBS e na Policlínica, para quem mora na sede. Já nos distritos, a imunização será realizada nos dias de visita da equipe de enfermagem.
A vacinação contra o HPV é feita em três doses. Quem tomar a primeira dose no mês de março, deverá tomar a segunda em setembro. A terceira acontece após cinco anos, logo, em março de 2019. É imprescindível que todas as doses sejam tomada. Caso contrário, a menina não ficará imune.
HPV
O vírus é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18. Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
O HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, a segunda maior taxa de mortalidade entre os cânceres que atingem as mulheres. A estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que devem surgir 15 mil novos casos da doença e 4.800 óbitos por esse tipo de câncer.
Fonte: Saúde Plena