17 FEV 2014
Atendimento pediátrico em alta na Policlínica

Reinaugurada há quase quatro meses, a Policlínica Municipal Juvêncio Guimarães é hoje referência regional em atendimentos eletivos e de urgência. É o que diz a coordenadora de administração da Policlínica, Maria Helena Assis, ao confirmar que tem aumentado o número de pacientes que residem em cidades vizinhas, especialmente Dom Joaquim e Morro do Pilar. E dentre as especialidades mais procuradas pelos conceicionenses, ela indica a pediatria. O que talvez não seja uma informação inesperada, afinal, a taxa de natalidade do município é visivelmente crescente e também é grande o número de famílias com crianças que migraram recentemente para Conceição.

O pediatra Dr. Henrique Mattos Machado acredita que outro fator que influencia essa procura é o resgate do atendimento à criança, depois de anos em que a população infantil ficou desassistida, sem o atendimento especializado. “Além do tratamento curativo, nós fazemos o tratamento preventivo, que é o mais importante, e as mães têm aderido isso muito bem”, disse o doutor, o que gera a interpretação de que uma mudança positiva está acontecendo na cultura local de saúde familiar.

Perguntado sobre o principal problema detectado no consultório nos dias atuais, o médico aponta a obesidade infantil. Ele chama a atenção para a reversão do quadro de desnutrição, o que era comum até meados da década de 90, e que hoje alcança o outro extremo, tão perigoso quanto ao anterior. E para controlar esse problema, realiza-se um trabalho em parceria com nutricionistas e endocrinologistas, mas os principais aliados ainda são os pais. “Eles precisam entender que a responsabilidade de manter seus filhos saudáveis é primeiramente deles, não somente do médico”, enfatizou Dr. Henrique falando da importância de conscientizar os adultos em saber qualificar e quantificar a alimentação das crianças.

No consultório do pediatra, chega um casal que leva o filho pela primeira vez a uma consulta com este médico. Ele inicia o atendimento com um diálogo bastante didático com os pais. Solicita a carteira de vacinação e fala da importância de manter as vacinas em dia. Depois abre o livrinho e mostra, dedicadamente, a curva nutricional e explica como manter uma alimentação balanceada, oferecendo à criança todos os nutrientes que ela necessita e já não encontra mais no leite materno a partir dos dois anos de idade. Por isso, alerta o médico, a amamentação após essa idade é muito mais uma necessidade psicológica da mãe. Para a criança, precisa-se oferecer, principalmente, frutas, verduras e leite.

Obesidade infantil

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a obesidade infantil é um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI, sobretudo nos chamados países em desenvolvimento. Dados recentes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que 33% das crianças brasileiras são obesas e estão com sobrepeso. Destas, quatro em cada cinco crianças continuarão nessa condição até o fim da vida, aumentando as chances de adquirir mais cedo doenças como diabetes e doenças cardiovasculares.

A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de doenças do coração e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade.